IF Baiano – Campus Itapetinga realiza mais um processo seletivo para ingresso de estudantes
Atualizado em 7 de abril de 2013 às 8:07 horas | Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 12:00 horas

O resultado do processo seletivo 2013 está previsto para sair até o dia 1º de fevereiro.

15/01/2013 às 12h.

Na manhã do último dia 13, centenas de pessoas de Itapetinga e região fizeram as provas do Processo Seletivo para ingresso de estudantes do IF Baiano – Campus Itapetinga. Embora a Unidade de Ensino também ofereça, na modalidade presencial, os cursos técnicos subsequentes em Informática e Alimentos, para o ano de 2013, foram ofertados apenas os cursos Técnico em Agropecuária Integrado (120 vagas) e Técnico em Agropecuária Subsequente, com 40 vagas.

Candidatos na frente do prédio-sede do IF Baiano

Alunos depois da prova

As provas foram aplicadas na sede do IF Baiano – Campus Itapetinga e na Escola Dona Geni (Distrito Bandeira do Colônia), das 09 às 13h (horário oficial da Bahia). Além da redação com temática afim aos cursos, os candidatos responderam a 40 questões objetivas de múltipla escolha de língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história e geografia. Os optantes pelo curso subsequente, além dos conteúdos de língua portuguesa, matemática, história e geografia, responderam a questões de sociologia, filosofia, química, biologia e física.

Candidatos ao curso Técnico em Agropecuária Integrado

Candidatos em momento de prova

O adolescente Pedro Oliveira Sales, 14 anos, que prestou a seleção para o curso Técnico em Agropecuária Integrado diz não ter muita certeza se acertou as provas objetivas: “Algumas questões realmente me pegaram, como a de matemática, mas me saí bem em português, pois já tenho trato com a língua portuguesa”.  As estudantes Ana Luisa Gomes Sousa e Bianca Almeida Vivas dos Santos, que também concorrem a uma vaga no curso Técnico em Agropecuária Integrado, consideraram as provas bem elaboradas e explicativas.  “A redação foi bem fácil de fazer, não estava complicada, as propostas foram boas”, declara Ana Luísa.

Estudantes Tarcísio Santos Ferraz - do Colégio Batista e Pedro Oliveira Sales, do Colégio Agro Industrial de Itapetinga

Adriana Almeida -mãe de Bianca Almeida Vivas dos Santos, e a estudante Ana Luisa Gomes Sousa (Colégio Savina)

A expectativa de se estudar no IF Baiano – Campus Itapetinga é grande para os estudantes do município e, principalmente, para moradores de cidades circunvizinhas. Em Bandeira do Colônia, distrito de Itororó, é comum os alunos que estão terminando o 9º ano fazerem cursinho especificamente para o IF Baiano, o que tem mostrado o elevado índice de aprovação de candidatos provindos dessa localidade.

A oferta de uma educação pública, de qualidade, com formação técnica e profissional é um diferencial que atrai os candidatos. Além disso, o IF Baiano tem uma boa política de assistência e inclusão social do estudante, com a oferta de vários benefícios, a exemplo de acompanhamento psicológico, assistência pedagógica e também diversos auxílios a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário

Coordenadora do Centro Educacional de Maiquinique, com pais e professores de alunos

Mateus de Oliveira Santos e colegas de Maiquinique que prestaram o Processo Seletivo 2013

Um grupo de pais e professores do município Maiquinique estiveram presentes no local de prova, no prédio sede do IF Baiano, para acompanhar filhos e alunos durante o certame.  Mateus de Oliveira Santos, 19 anos, é  um dos jovens que vieram na excursão para fazer as provas. Ele ressalta que o curso Técnico em Agropecuária Subsequente será de grande importância para sua carreira profissional. “Sempre mexi em fazenda, com agropecuária, é uma coisa que gosto de fazer. Com fé em Deus vou passar no curso e depois do curso fazer uma faculdade de zootecnia para poder ter mais especialização. É uma oportunidade que a gente tem que abraçar, porque tá muito difícil hoje. O mercado de trabalho está muito exigente, então, as oportunidades, não devemos desperdiçar por nada”explica Santos. A professora Maria Sulina Miranda Gomes Soares, coordenadora do Centro Educacional Municipal de Maiquinique  salienta  que os alunos do município que estudam no IF Baiano dão boas referencias sobre o ensino. “Esses alunos se interessaram e achamos que aqui é um caminho, uma porta para que eles tomem voos altos, com outras propostas, termina.

A divulgação da lista de aprovados e classificados no processo seletivo 2013 está prevista para sair até o dia 1º de fevereiro.

Para visualizar o gabarito preliminar, clique aqui.

Alunos no dia de Prova

Ascom/ IF Baiano – Campus Itapetinga