Nasce no Campus Itapetinga primeira prole de bezerras da raça Girolando
Atualizado em 7 de abril de 2013 às 8:07 horas | Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 17:52 horas

Bezerras nasceram através da técnica de sêmen sexado, que garante a escolha de sexo com probabilidade de 90%.

O IF Baiano – Campus Itapetinga está investindo na qualidade de seu rebanho bovino para melhor atender às atividades na área de ensino, pesquisa e extensão. No dia 16 de janeiro, ocorreu o nascimento de mais uma bezerra da raça Girolando, provinda de sêmen sexado de touro holandês com uma fêmea F1 da raça Girolando. Ao todo, são seis bezerras nascidas nos últimos 15 dias, através da IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Bezerras da raça Girolando recém-nascidas no mês de janeiro

Bezerras da raça Girolando recém-nascidas

A utilização da técnica de sêmen sexado é de grande importância para determinadas situações em que se quer escolher o sexo do animal, pois garante 90% de probabilidade do nascimento do sexo escolhido. De forma diferente, quando a inseminação é convencional, a probabilidade de se ter machos ou fêmeas é de 50%.

Filhote e mãe

Rebanho da raça Girolando

No caso do setor de bovinocultura do Campus Itapetinga, em se tratando de raça de leite, o sêmen sexado holandês para geração de fêmeas tem como objetivo beneficiar o rebanho de gado de leite na Unidade de Ensino. Como explica o médico-veterinário e diretor-geral do campus, professor José Assunção: “A raça holandesa goza de grande especialização para a produção de leite. Porém, esta raça é oriunda de clima temperado, não se adaptando bem ao clima tropical. Portanto, criamos animais da raça Girolando, mistura entre a raça Gir e Holandês, buscando agregar a adaptabilidade do primeiro ao clima tropical com a produtividade do segundo”. O experimento favorecerá o melhoramento genético paulatino de fêmeas para a produção de leite. Neste contexto, os experimentos e resultados obtidos servirão como atividades práticas e de pesquisas, além de abastecer o refeitório do campus.

Ascom/Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga