Assembleia Geral oficializa fundação do Grêmio Estudantil do IF Baiano – Campus Itapetinga
Atualizado em 2 de abril de 2013 às 19:26 horas | Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 17:54 horas

Estatuto do Grêmio Estudantil foi aprovado com unanimidade de votos.

31/01/2013 às 17h54

Em 19 de janeiro, aconteceu a Assembleia Geral que oficializou a fundação do grêmio estudantil no IF Baiano – Campus Itapetinga. A reunião realizada às 9h, no auditório da Unidade de Ensino, contou a participação de dezenas de alunos e presença dos servidores do CGAE, o pedagogo Luís Silva Filho e a psicóloga Luciana Gomes, além da Técnica em agropecuária Suzana Carvalho, que, por indicação do diretor-geral do Campus, professor José Assunção Silveira Júnior, apoiaram o processo de fundação do grêmio.

Aluno Jeferson Ladeia apresentando o Estatuto aos estudantes

Alunos assistem a apresentação

O aluno Jeferson Ladeia, da 3ª série do curso Técnico em Agropecuária, fez a leitura do Estatuto do Grêmio Estudantil para que os presentes pudessem apreciar as colocações e sugerir alterações no texto. Após análise, o documento com fulcro na lei Nº 7.398/85 – que dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1º e 2º graus e dá outras providências – foi aprovado com unanimidade de votos.

Aluno Silas Rocha em defesa do nome do artista "São Félix".

Estudantes em votação do nome do Grêmio

Na pauta de decisões, houve a votação para a escolha do nome que melhor representaria o grêmio. Venceu o nome “São Félix”, por tratar-se do apelido de um grande artista plástico da cidade, Júlio de Souza Barbosa, que fez inúmeras obras em Itapetinga, a exemplo das encontradas nas praças Dairy Valley e Pioneiros e na Zoo Matinha.

O aluno Silas Rocha, que submeteu o nome do pintor e escultor a votação, ressalta que a escolha é uma homenagem: “mostraremos o respeito que temos pela história de nossa cidade. Traremos para nós todas as virtudes desse importante homem: a sua garra, sua criatividade, a competência, e a gente ser capaz, assim como São Félix, de dar uma nova cara a nossa cidade, ao nosso Instituto, ao corpo discente de toda Itapetinga, porque o grêmio não acaba aqui nos arredores do IF Baiano, ele ajuda a comunidade também.” Com a escolha, a entidade representativa dos alunos do campus passará a se chamar  Grêmio Estudantil Itapetinguense São Félix – GEISF.

Estudantes e professores assistem a explanação

Alunos, em votação, escolhem nome do grêmio

Logo após, foi formada a comissão eleitoral, constituída pelos discentes Gilmara Pereira Ramos, do curso Técnico em Alimentos; Victor Lacerda Porto – 3ª série B do curso Técnico em Agropecuária; Jeferson Ladeia dos Santos, 3ª A; Sara Pereira Coelho Marques – 1ª série A do Técnico em Agropecuária; Rafael Freire B. de Alencar – 1ª série B do Técnico em Agropecuária e Gisele Dias da Silva, 2ª B do Técnico em Agropecuária.

Alunos em Assembleia Geral

Leitura de Estatuto

A função da comissão é organizar as eleições para a diretoria, que será composta por um presidente, vice-presidente, secretário-geral, 1º secretário, tesoureiro-geral, 1º tesoureiro, diretor social, diretor de imprensa, diretor de cultura e lazer, diretor de esporte e saúde.

Apresentação do cronograma de atividades

Apresentação de Estatuto

No calendário, de 21 a 31 de janeiro serão realizadas as inscrições das chapas que concorrerão à direção do grêmio; de 1º a 28 de fevereiro – campanha eleitoral; eleições – 06 de março; posse da chapa vencedora, em 22 de março de 2013.

Servidores e alunos

Momento de discussão da pauta

Ascom/Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga