Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Recital sobre poética de Castro Alves emociona plateia no Campus Itapetinga
Atualizado em 2 de abril de 2013 às 19:25 horas | Publicado em 10 de fevereiro de 2013 às 2:33 horas

Evento foi destaque pela criatividade e riqueza artística traduzida no cenário, figurino e brilhante atuação dos discentes.

10/02/2013 às 2h33

Estudantes, servidores do IF Baiano e convidados do meio artístico e cultural de Itapetinga conferiram o recital Condoreiros do Século XXI: navegando na poética de Castro Alves, apresentado pelos alunos da 1ª e 2ª séries do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Itapetinga, no dia 24 de janeiro.

Professoras Elizete Leal e Ionã Scarante e alunos da 1ª série A

Convidados assistem a apresentações dos alunos

 

 

 

 

 

 

 

 

Sendo a culminância de um projeto idealizado e organizado pelas professoras de Língua Portuguesa e Literatura do Campus, Elizete Leal e Ionã Scarante, para avaliação do componente curricular Língua Portuguesa, o espetáculo emocionou a todos pela criatividade e riqueza artística traduzida no cenário, figurino e brilhante atuação dos discentes.

Alunos da 1ª série A com figurino de época

Apresentação do Cordel “Paixão e Poesia: Castro Alves, poeta da Bahia”

As docentes ressaltam que o objetivo foi aprofundar, a partir da poética de Castro Alves, os conhecimentos de seus alunos a respeito dos diversos gêneros literários – do Trovadorismo ao Romantismo – estudados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Para as turmas da 1ª série, consistiu na produção do gênero textual Cordel sobre a vida e obra do “Poeta dos Escravos”. O evento que tem caráter competitivo, valerá uma viagem  ao Parque Histórico Castro Alves, na Fazenda Cabaceiras, localizada em Cabaceiras do Paraguaçu, recôncavo baiano.

Professor José Assunção, diretor-geral do Campus Itapetinga, convidados e servidores

Convidados, representantes de entidades do município Itapetinga

 

 

 

 

 

 

 

 

Além do diretor-geral do Campus Itapetinga, professor José Assunção Silveira Júnior, marcaram presença no evento, Virgínia Brito, representando o Rotary Clube; Agnelo Nunes, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itapetinga; Gilson de Jesus, ex-vereador e poeta do município; o artista plástico, professor de Artes e coordenador da Biblioteca do campus, Coelho Dias; representantes da Academia Itapetinguense de Letras e da Secretaria de Educação de Itapetinga, e o médico, poeta e músico Carlos Dutra – “Calu”, que iniciou o evento cantando músicas de diversos artistas, a exemplo de Vinícius de Morais, Toquinho, Beatles e Castro Alves com a bela Canção do Violeiro. Em seguida, o professor Coelho Dias recitou um poema de sua autoria em homenagem ao município Itapetinga.

Médico poeta e compositor "Calu" em apresentação musical

Artista plástico Coelho Dias recitando poema de sua autoria

 

 

 

 

 

 

 

A mesa de jurados foi composta pelos professores do IF Baiano, Gedeval Paiva Silva (Geografia); Rosemeire Oliveira Nascimento (Língua Espanhola); Izanete Marques (Língua Portuguesa e Literatura), além do médico poeta “Calu” e Virgínia Brito, do Rotary Clube.

Corpo de Jurados

Jurados avaliando desenvoltura dos alunos

Os critérios a serem observados pelos jurados em relação aos cordéis foram adequação ao gênero, a organização dos versos em sextilhas; rimas, efeitos sonoros, emprego de figuras de linguagem; composição do cenário e utilização do cenário como recurso; unidade de sentido do texto: a ligação entre o sentido do texto com o texto em si e fidelidade ao tema; figurino; entonação e expressão corporal dos participantes; harmonia e desempenho do grupo; ilustrações contidas no livreto e originalidade.

 

Em forma de versos, as professoras Elizete Leal e Ionã Scarante fizeram explanação do projeto. Em seguida e de forma inusitada, alunos levantam do público e narram a história de figuras de grande relevância para o município, como Juvino Oliveira; o artista plástico “São Félix”;  o compositor “Jairo dos Teclados”… ” Artistas de ontem, de hoje, daqui e de lá”.

Alunos da 2ª série se destacam ao explanar sobre a vida e obras de artistas do município Itapetinga

Discentes da 1ª série C encenam o Cordel "Nas asas do Condor: o grande amor de Castro Alves”

Logo mais, houve encenação dos cordéis das turmas da 1ª série. Os alunos da turma A apresentaram “Paixão e Poesia: Castro Alves, poeta da Bahia”;  a turma B encenou “Seguindo as pegadas de Castro Alves” e “Nas asas do Condor: o grande amor de Castro Alves” – com a turma C. Para acessar a produção, basta clicar em cima dos títulos dos trabalhos.

Interpretação de Castro Alves turma 1ª série C

Amores de Castro Alves

Cordel "Seguindo os passos de Castro Alves", da 1ª série

Estudantes dão um show de interpretação

A duas turmas da 2ª série emocionaram pela interpretação de vários trabalhos do Poeta Condoreiro. Foram recitados poemas de várias fases do autor – do romântico amoroso até o trágico, de teor libertário. Destaque para “Vozes D’Africa e “Navio Negreiro”, que suscitaram lágrimas nos espectadores pela convincente performance de alguns alunos ao dar vida à narrativa que fala do drama enfrentado pelos negros frente à escravidão.

Alunos da 2ª série recitam "Poema Noites de Amor" de Castro Alves

Poema "Gondoleiro do Amor" de Castro Alves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interpretação do Poema "Vozes D´África" emociona público

Atuação de estudantes em "Navio Negreiro" tira lágrimas da plateia

 

Riqueza do Poema "Navio Negreiro" é percebida bela atuação de estudante

Cena angustiante para a personagem frente à escravidão

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final do evento, houve apresentação de dança, representando a música popular brasileira, com os alunos da 2ª série.

Os grupos que mais se destacaram participarão das festividades em homenagem ao aniversário do poeta, nos dias 9 e 14 de março de 2013, no Parque Histórico Castro Alves, onde concorrerão a premiação para as melhores declamações de poemas do grande escritor baiano.

Preparação para o recital

Conforme as professoras Elizete Leal e Ionã Scarante, o projeto foi desenvolvido ao longo de 2012. “Fizemos leituras sobre essa literatura, exibição de vídeos e os alunos tiveram a oportunidade de fazer um cordel encomendado. Quando se faz um cordel encomendado, se torna mais difícil de quando é espontâneo. Usando um termo bem típico dos cordelistas, dos violeiros, foi uma ‘peleja’ bem grande. Cada turma se dividiu em grupos e cada grupo ficou com fragmentos da vida de Castro Alves, que seriam construídos em sextilhas. Depois fizemos a junção em um único texto, escrevendo e reescrevendo várias vezes”, esclarece Ionã .

Alunos da 1ª série assistem a palestra e a vídeo animado sobre o Cordel

Palestrante: cordelista e professor Antônio Eduardo F. Oliveira Júnior

A convite do campus, em 18 de janeiro, o cordelista e professor de História, Antônio Eduardo Fiscina Oliveira Júnior, proferiu uma palestra sobre Literatura de Cordel, abordando a origem e variedades do gênero, trabalhos realizados e esclarecendo dúvidas dos discentes.

 

 

 

 

 

 

 Ascom/Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 99969-7107
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br