IF Baiano – Campus Itapetinga é representado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP
Atualizado em 11 de junho de 2015 às 13:40 horas | Publicado em 18 de março de 2013 às 16:59 horas

Com a apresentação na Febrace, a equipe ficou entre as 40 selecionadas para participar da Exposição de Ciência e Tecnologia do IF Fluminense – Campus Macaé, no segundo semestre de 2013.

18/03/2013 às 16h59

Com a pesquisa intitulada “Cultivo de Vegetais por Meio de Sistemas Hidropônicos Ecológicos em Garrafas Pet”, os alunos Kristy Ellen Santos e Víctor Lacerda Porto, da 3ª série do curso Técnico em Agropecuária, e o professor Paulo Menicucci Sabioni representaram o IF Baiano – Campus Itapetinga na 11ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace da USP, que aconteceu em São Paulo, de 11 a 16 de março.  É a primeira vez que o campus participa da programação de um dos maiores eventos de iniciação científica da America Latina.

O evento tem como proposta despertar o interesse pela ciência em estudantes de ensino fundamental, médio e técnico, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora a qual premia os melhores projetos em soluções alternativas e, às vezes, inovadoras para problemas da sociedade.

estudantes do campus Itapetinga em apresentação na Febrace

Público assiste a explanação de alunos

O trabalho que já foi premiado em setembro de 2012 com a 2° colocação na FEMMIC, faz parte de um projeto de extensão júnior, sob a orientação do professor Me. Paulo Menicucci Sabioni e co-orientação da professora Drª Sayonara Cotrim Sabioni.  Consiste em fazer o cultivo de vegetais sem uso do solo, apenas com soluções nutritivas, utilizando garrafas PET como instrumento. “Como vantagem principal, o não uso do solo significa que as plantas vão estar sadias, porque a maioria das contaminações vem do solo. Quase sempre todo cultivo é feito em estufas, teladas ou de plástico, também, evitando o contato com insetos e outros patógenos como fungos e bactérias, também propiciando uma fitosanidade quase perfeita para as plantas”, explica Paulo Sabioni. Outro ponto importante é a diminuição do consumo de água. No solo, sempre há uma perda por evaporação ou por percolação para as camadas mais profundas. Na hidroponia, a água utilizada retorna, sendo bombeada novamente no sistema. É uma boa opção para ser aplicado em lugares que tem problemas de escassez de água.

Sistema produzido com garrafas Pet e tambores de plástico reciclados

Estudantes Víctor Lacerda Porto e Kristy Ellen Oliveira Santos

Os estudantes Kristy Ellen Santos e Víctor Lacerda Porto fizeram apresentação do projeto entre os dias 12 e 14. Houve mostra de banners, fotos e vídeos. Apesar de não receber premiação, a equipe foi uma das 40 selecionadas para apresentação da pesquisa na 4ª Expocit – Exposição de Ciência e Tecnologia do IF Fluminense – Campus Macaé, que acontecerá no segundo semestre deste ano, no Rio de Janeiro.

Víctor ressalta a importância da participação no evento para sua formação acadêmica. “Na verdade a gente começou com esse projeto para uma bolsa de iniciação científica e nem imaginava os benefícios que a gente poderia arrancar disso. Além de a gente ter conhecido novos projetos, conhecer novas culturas, novas formas de pensar, uma feira dessa de conhecimento científico pesa em nosso currículo. É de suma importância para nossa formação acadêmica, para eu que vou fazer engenharia de produção na UESC, já no segundo semestre.”

Prof. Orientador Paulo M. Sabioni e alunos Kristy e Víctor no estande

Paulo Sabioni completa: “Como nós somos uma instituição de ensino, extensão e tecnologia, evidentemente, quando um aluno participa de qualquer projeto, por mais simples que seja, na área de extensão ou na área de pesquisa, ele está desenvolvendo um trabalho como de um estágio, aprimorando uma série de conhecimentos que não teria possibilidade de fazer única e exclusivamente em sala de aula. A participação de qualquer professor orientador ou de qualquer aluno do IF nestes eventos de iniciação científica,  vislumbra conhecimentos e atitudes novas, incentivando para futuras novas pesquisas. Já vim de lá com ‘trezentas’ novas ideias. Eu sugiro aos professores e alunos que participem, façam iniciação científica.”

Fases do desenvolvimento do projeto- 1 etapa: maternidade

Etapa 2 - berçário