SLC Agrícola seleciona alunos do Campus Itapetinga para estágio remunerado
Atualizado em 11 de junho de 2015 às 13:35 horas | Publicado em 22 de março de 2013 às 8:40 horas

A empresa líder no mercado internacional pela produção de grãos, já possui em seu quadro de servidores três alunos egressos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente.

22/03/2013 às 8h40

Estudantes da 3ª série do curso Técnico em Agropecuária do Campus Itapetinga foram aprovados na seleção de estágio da empresa SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de soja do mundo, que também se destaca pelo cultivo de milho e faz parte do “seleto grupo dos maiores produtores de algodão”.

Estudantes Daniel Moreira Macário Souza, Éverton do Patrocínio da Silva e Diego Ladeia Alves dos Santos

Aluno Éverton do Patrocínio da Silva em entrevista com o coordenador de Recursos Humanos da SLC Agrícola

O resultado foi divulgado em 19 de março, pelo coordenador de Recursos Humanos da empresa, Marcelo Francisco, que visitou pela segunda vez o campus no dia 07 de março, para selecionar mais estudantes. Na ocasião, os candidatos realizaram uma prova objetiva que avaliou os conhecimentos na área agrícola e uma entrevista que teve como proposta analisar o perfil do aluno e sua adequabilidade à empresa.

O coordenador Marcelo ressalta que durante o processo seletivo, a prova objetiva é importante, mas não é fator decisivo para a contratação: “Essa prova não aprova ou reprova. Tudo é muito subjetivo, pois nem sempre quem tem a melhor nota é o melhor; por isso, tem uma relação meio fria. Com a entrevista, ou conversa ‘face a face’, você consegue ter mais um sentimento e faz uma boa avaliação do candidato.”

Embora concorrendo com alunos de outros locais, os cinco alunos inscritos conseguiram as cinco vagas ofertadas: Daniel Moreira Macário Souza, Diego Ladeia Alves dos Santos, Éverton do Patrocínio da Silva, Henrique Costa Fagundes e Jeferson Ladeia dos Santos.

Os primos Diego Ladeia e Jeferson Ladeia comemoram a oportunidade de estagiar numa empresa de grande renome no mercado nacional e internacional. “Pelo fato de a empresa já ser bem estruturada, num patamar tão alto assim, a gente vai ter grandes oportunidades aí no futuro, com certeza”, declara Jeferson. Diego completa: “Vai aumentar o meu nível de conhecimento, tanto teórico acerca das culturas, quanto o contato prático com a lavoura”.

Jeferson Ladeia dos Santos, um dos alunos selecionados

Diego Ladeia Alves dos Santos em entrevista

A SLC Agrícola possui um sistema de produção moderno, 100% mecanizado, com máquinas e equipes próprias, escala, padronização das unidades produtivas e uma combinação entre tecnologia de ponta e alta responsabilidade socioambiental. Com esse total controle do processo produtivo, a companhia mantém elevados índices de produtividade por hectare plantado.

A empresa conta com treze unidades de produção em vários estados do cerrado brasileiro, onde são plantadas as culturas de soja, algodão e milho. Além das quatro fazendas da Bahia localizadas nos municípios Barreiras, Correntina, Jaborandi e Formosa do Rio Preto, possui três no Matogrosso, uma no Matogrosso do Sul e Goiás e duas no Piauí e no Maranhão. Dependendo da necessidade, os aprovados na seleção poderão fazer o estágio extracurricular em qualquer uma dessas unidades.

Estudantes lotam auditório durante a primeira visita da SLC Agrícola

Marcelo Francisco - coordenador de RH da SLC Agrícola e Alana Rocha Lemos - coordenadora de estágio do Campus Itapetinga

Não é a primeira vez que a SLC Agrícola seleciona estudantes do campus. Em 31 de outubro de 2012, quando o coordenador Marcelo Francisco fez sua primeira visita para conhecer a Unidade de Ensino e realizar a divulgação institucional da empresa, contratou três estudantes egressos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente de 2012. Os alunos recém-formados Reginaldo Santos Souza, Manoel Messias de Souza Lima e José Reis Pereira Anjos estão trabalhando como técnicos em operações agrícolas nas unidades da Bahia e realizam diversos serviços comuns à função.“Eles fazem plantio, operam tratores e plantadeiras, realizam manejo integrado de pragas,  percorrem a lavoura de moto para verificar o nível de infestação de determinada praga e depois repassam  as informações para o agrônomo tomar as providências quanto ao uso ou não de defensivos”, explica Marcelo.

Palestra com coordenador de RH da SLC Agrícola

Egressos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente contratados pela empresa: Reginaldo Santos Souza, Manoel Messias de Souza Lima e José Reis Pereira Anjos

Os estagiários são remunerados com uma bolsa de um salário mínimo, e um técnico recém-formado ganha, inicialmente, em torno de mil reais, mais hora extra no valor de 50 a 60% da remuneração. Além disso, a empresa oferece muitos benefícios, como alimentação, moradia, transporte, plano de saúde e assistência odontológica, seguro de vida. No caso dos alunos egressos do IF que já são colaboradores efetivos da empresa, o coordenador Marcelo ressalta que recebem também vale alimentação, ressarcimento de despesas com medicamentos, participação nos lucros da empresa, além de muitos treinamentos e desenvolvimentos na área.

Por: José Francisco Alves Cruz

Ascom/IF Baiano – Campus Itapetinga