Professora do Campus Itapetinga defende tese de doutorado na área de Nutrição e Alimentação Animal
Atualizado em 17 de abril de 2013 às 9:24 horas | Publicado em 4 de abril de 2013 às 12:37 horas

O experimento foi realizado com resíduos das tortas de dendê, licuri, pinhão manso, farelos de soja e trigo e demais produtos.

04/04/2013 às 15h37

Professora Drª Evanete Moura de Carvalho

A professora de zootecnia do Campus Itapetinga, Evanete Moura de Carvalho, concluiu recentemente seu Doutorado Interinstitucional – Dinter em Zootecnia, firmado entre o IF Baiano e a Universidade Federal de Viçosa – MG.

O trabalho  intitulado “Caracterização de alimentos para ruminantes segundo o Cornell net Carbohydrate and Protein System – CNCPS com adaptações”, teve a orientação do professor Dr. Marcelo Teixeira Rodrigues. Consiste em “analisar e avaliar a composição, a caracterização das frações de carboidratos e de compostos nitrogenados de alimentos atualmente utilizados e daqueles com potencial para utilização na alimentação de ruminantes, bem como avaliar suas taxas de degradação das frações de proteínas e de carboidratos potencialmente degradáveis através do sistema CNCPS.”

A proposta da pesquisa é diminuir os custos e aumentar a produtividade dos rebanhos através de uma alimentação que tenha maior aproveitamento pelo organismo do animal. Como ressalta a professora Evanete de Carvalho: “Eu penso muito nessa questão ecológica e na base fundamental da nutrição animal que é produção com economicidade. Se a base fundamental da zootecnia é aumentar a produção com economicidade e a nutrição é o que mais onera, então nós temos que focar naquilo que vai contribuir para a redução do ônus da alimentação animal”.

Ascom/ Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga