Celebração dos 5 anos do IF Baiano no Campus Itapetinga promove integração de discentes e servidores
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 8:00 horas | Publicado em 27 de setembro de 2013 às 10:12 horas

A comemoração no Campus aconteceu no dia 12 de setembro.

25/09/2013 às 12h

A comemoração dos 5 anos do Instituto Federal Baiano, no dia 12 de setembro, foi marcada com uma vasta programação artística e cultural no Campus Itapetinga. Na abertura do evento, houve o hasteamento de bandeira e escuta do Hino Nacional, com a participação de discentes, diretores, servidores e presença de autoridades representativas do município Itapetinga.  Em seguida, alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado plantaram uma muda de Jamelão.

Logo após, em cerimônia no refeitório do campus, o diretor-geral, prof. José Dionísio Borges de Macêdo, em seu discurso oficial,  agradeceu aos presentes e à Ceplac pela colaboração mantida com o IF Baiano e fez uma análise histórica da transformação da Emarc IT em Campus do IF Baiano, citando a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008 de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o Decreto Nº 7952, de 12 de março de 2013, que transfere definitivamente as EMARCs do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para o Ministério da Educação.

Além do diretor-geral do Campus Itapetinga, fizeram parte da mesa a diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Lizziane da Silva Argôlo; Cátia Brito dos Santos Nunes – diretora de Administração e Planejamento; o estudante Bruno Brito, representante dos discentes; o professor Gutemberg Silva Santos – representando a CEPLAC; Sibele Shirley da Silva Nery – secretária de Educação do município Itapetinga e o Major Sandro Crispim Ferreira Lopes – comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itapetinga. Também estiveram presente na solenidade, a presidente da APAE de Itapetinga, Vandi Maria das Virgens Santos, a diretora Ana Lúcia Gomes e tesoureira Vaunice Souza e representantes da ADAB de Itapetinga.

“Com a criação do IF Baiano, o Ministério da Educação já investiu muito e vem investindo no Campus Itapetinga. Será mais de cem novos postos de emprego direto com professores, técnicos administrativos e terceirizados, aquecendo o mercado local; reforma e modernização das instalações com aquisição de equipamentos; montagem e funcionamento da UTIC e Laboratórios de Informática, Química e Biologia e Refeitório; reforma e construção de cercas; aquisição de animais bovinos, dentre outros. Todo investimento e voltado para servir a comunidade com oferta de ensino com qualidade. Se nós trabalharmos em equipe e trabalhando sem pensar em recompensa, mas somente estar servindo ao próximo, o retorno vai ser positivo e o resultado das ações de hoje é o reflexo desse trabalho de união, o trabalho para se fazer procurando seguir o bem”, explica o diretor-geral José Dionísio de Macêdo.

Na programação foram exibidos vídeos dos 5 anos do IF Baiano e do Campus Itapetingapainéis históricos e vitrine literária ministrada pelos professores do campus e apresentações artísticas com a participação de discentes e docentes.

Por: José Francisco Alves Cruz

Ascom/Campus Itapetinga