IF Baiano – Campus Itapetinga: Projeto sobre sistema aquapônico suntentável é apresentado à comunidade
Atualizado em 11 de junho de 2015 às 13:22 horas | Publicado em 24 de dezembro de 2013 às 13:12 horas

Projeto propõe alternativas para fortalecimento da Agricultura Familiar.

23/12/2013 às 18h

Em 19 de dezembro de 2013, ocorreu a segunda etapa do projeto de Extensão Junior – PIBIEX/2013: “Construção de um sistema aquapônico sustentável simplificado para produção de peixes e hortaliças para a agricultura familiar na região de Itapetinga”. O evento realizado no IF Baiano – Campus Itapetinga contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Agricultura e Econômico, Robério Martins; representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente do município Itapetinga, associados da piscicultura comunitária do município, os coordenadores Ricardo Moreira ( Pesquisa), Alexandra Pereira ( Extensão) e Wagner Oliveira (Produção Agropecuária), além de outros servidores e alguns alunos da Instituição de Ensino.

O projeto está sendo desenvolvido no campo experimental pelo Técnico em Química (IF Baiano) e professor da (FAINOR), Flávio Mendes de Souza, e os alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado do Campus Itapetinga, Rodrigo Santos Amorim, Pedro Fernandes e Tárcila Lorrane Fernandes de Souza Soares, com o intuito de produzir tecnologias que possibilitem a capacitação da comunidade itapetinguense, aprimorando os meios de produção tradicionalmente utilizados.

Nesta etapa, os associados da piscicultura comunitária de Itapetinga foram convidados a participar de uma oficina de divulgação do projeto. Os participantes assistiram a uma palestra sobre o tema, podendo compreender o funcionamento do sistema e os principais benefícios para sua implantação. Em seguida , os mesmos foram conhecer o modo de produção tradicional de hortaliças no solo desenvolvido no campo de produção agrícola e,  logo após,  foram levados ao local em que o sistema simplificado de produção aquapônico encontrava-se em funcionamento.

Por: José Francisco Alves Cruz

Ascom/Campus Itapetinga