Estudantes e professores estimulam uso sustentável do solo
Atualizado em 26 de fevereiro de 2014 às 9:43 horas | Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 9:43 horas
Foi na comunidade do Quilombo da Pedra, em Itambé, no interior da Bahia, que professor e estudantes do curso Técnico em Agropecuária apresentaram o resultado parcial de um projeto de pesquisa que visa promover o uso sustentável do solo. A iniciativa faz parte do projeto “Incentivo a Agricultura Familiar na adoção de plantio de leguminosas para proteção do solo, incorporação de nutrientes e redução nos gastos na produção” que busca desenvolver um sistema de cultivo do solo por meio do uso alternativo de práticas agrícolas.

De acordo com o coordenador do projeto Gean Carlo Capinan, o foco do trabalho é avaliar cinco leguminosas, cujas espécies proporcionam um sistema de cultivo do solo embasados nos moldes do desenvolvimento sustentável, estimulando o uso de alternativas de manejos de menor custo e maior produtividade e viabilizando uma substituição parcial no uso de fertilizantes químicos.

O professor Capinan explica que foi instalado, na área do Campus Itapetinga, um experimento em Blocos Casualizados, “que são aqueles que levam em consideração os três princípios básicos da experimentação (repetição, casualização e controle local), sendo que o controle local é feito na sua forma mais simples e é chamado de blocos, o que diminui os erros no experimento”, afirma.
Quilombola da Pedra  – A comunidade faz parte de um estudo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi), que vem desenvolvendo o Projeto: “Contando a História dessa Terra Quilombo da Pedra”, coordenado pela professora Izanete Souza. Este projeto tem avaliado as condições socioeconômicas e históricas da comunidade e apontou, dentre os levantamentos, a necessidade de uma ação com vistas a melhorar a fertilidade e a produtividade do solo.

Para o Adivaldo Gama Santos, um dos membros da Comunidade, o projeto tem grande importância, pois evitará o gasto com adubo químico em excesso e a perda de solo que ocorre muito na localidade, por ser uma área com declividade elevada.

Resultados – Na palestra de apresentação dos resultados parciais do trabalho à comunidade, Capinan abordou a importância das leguminosas para o solo. Também foram distribuídas, para os agricultores, sementes das leguminosas observadas no experimento que vem sendo desenvolvido no Campus Itapetinga, desde novembro do ano passado. “O uso de plantas de cobertura associadas ao menor revolvimento do solo são medidas que podem reduzir os impactos ambientais adversos e acarretar em maior economia e eficiência na adubação”, disse o professor.

De acordo com o professor Capinan, pelo que já foi observado no experimento, o feijão de porco e a crotalária, foram as espécies, que demonstraram o melhor desenvolvimento, apresentando uma crescimento e cobertura do solo superior às demais, em razões das condições locais como solo, precipitação, temperatura, entre outros. “Por esse motivo a indicação das culturas podem ser sugeridas, para dentre as espécies avaliadas, serem utilizada pelos agricultores em suas áreas, para proteger o solo e adicionar uma quantidade maior de matéria orgânica. Vale ressaltar que, nessa fase, a indicação se baseia somente nas características visuais das culturas avaliadas”, conclui o professor.

Participam do projeto os estudantes bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão do IF Baiano, João Vítor de Jesus Silva, Yandara P. S. da Silva e mais dois colegas voluntários  Josmar R. Borges e Lucca S. Freitas.

Para o estudante João Vitor de Jesus, o desenvolvimento do projeto possibilitou adquirir experiência para formação técnica e também social através do trabalho em grupo. “Pude conhecer mais sobre a lida diária técnica, no campo, seja em práticas manuais ou teóricas. O projeto, que incentiva a adoção de leguminosas na agricultura familiar, irá me acompanhar ao longo de minha carreira técnica, enriquecendo ainda mais meus conhecimentos”, afirmou.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000