Encontro Pedagógico debate interdisciplinaridade entre os professores
Atualizado em 20 de março de 2014 às 12:11 horas | Publicado em 18 de março de 2014 às 13:23 horas

A temática do evento aborda “Os desafios da prática do docente na educação profissional tecnológica”.

18/03/2014 às 13h30

Acontece no auditório do IF Baiano – Campus Itapetinga o Encontro Pedagógico, edição 2014  com o tema: “Os desafios da prática do docente na educação profissional tecnológica”. É um momento para os professores discutirem temáticas educacionais e experiências, como forma de aperfeiçoar o trabalho em sala de aula, em especial para o ano letivo 2014. O evento começou na manhã desta terça e segue na quinta e sexta-feira.

Durante o encontro discute-se a qualidade dos processos de formação do aluno em seus vários espaços de aprendizagem. Estes debates promovem a atualização do corpo docente em relação a temas de seu interesse e que tenham uma repercussão direta no desenvolvimento e planejamento das aulas no Ensino Médio Integrado e Subsequente, além de ser uma oportunidade para envolvimento dos docentes nas tomadas de decisões no cotidiano educacional do IF Baiano.

Durante a abertura, a diretora – geral do Campus Itapetinga, Lizziane Argôlo, desejou a todos uma boa semana de atividades. Já o diretor de Ensino, Mário da Matta, destacou o trabalho realizado pela equipe de professores em 2013 e parabenizou a integração entre os professores que estavam no campus, com os docentes que chegaram no ano passado para somar a equipe. Mário concluiu seu discurso fazendo um apelo aos participantes do evento para que em 2014 as atividades desenvolvidas sejam “com o ar de cientificidade, para que o instituto passe a respirar ciência”.

Uma palestra marcou a abertura dos trabalhos do Encontro Pedagógico. A Pedagoga e Secretária de Educação do município Itapetinga, Sibele Nery, discutiu “A atitude interdisciplinar no universo pedagógico do Ensino Médio Integrado”.  Em sua explanação, a palestrante levantou a reflexão sobre o papel do educador e do processo de aprendizagem do estudante. Para ela, a prática pedagógica deve ser sempre transformada com instrumentos que trabalhem a interdisciplinaridade (integração de diferentes matérias e uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas ao promover um diálogo entre elas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade).

Sibeli Nery abordou que para se pensar interdisciplinaridade, os professores devem planejar entre si e entender o processo que se desenvolve na sociedade atual, como o ofício do professor e o mundo globalizado e tecnológico. Os professores participaram se posicionando sobre os assuntos discutidos, amadurecendo um pouco mais seu papel de educador.

Ascom/Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga