Curso de Piscicultura Sustentável promoveu contato entre estudantes e comunidade
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 8:05 horas | Publicado em 14 de abril de 2014 às 17:02 horas

Durante uma semana os estudantes conheceram de perto o cultivo de peixes.

14/04/2014 às 17:05

No período de 24 a 30 de março de 2014, o Campus Itapetinga promoveu o Curso de Extensão sobre Piscicultura Sustentável. A iniciativa da atividade se deu pelo pedido da turma de Técnico em Agropecuária, modalidade Subsequente do campus.

A disciplina faz parte da grade curricular do curso, além de ser fundamental à formação de bons profissionais. A teoria unida à prática mostrou as formas de cultivo, em que se estudou a piscicultura sustentável não apenas em suas condições técnicas, mas as boas práticas de para minimizar impactos e preservar ao máximo o meio ambiente, ausente em muitos cursos técnicos no Brasil.

No primeiro momento das atividades práticas, o grupo de estudantes visitou a Associação de Piscicultores da Horta Comunitária de Itapetinga. Ela é formada por pequenos produtores que buscam, de forma integrada, produzir alimentos orgânicos para o município e toda a região, gerando renda para suas famílias e produtos de qualidade diferenciada para o consumo. Em campo, os discentes puderam presenciar o dia-a-dia da comunidade em relação ao cultivo e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no que diz respeito à biometria, alimentação e engorda de peixes em água doce.

Num segundo momento, os alunos visitaram uma área de projetos de pesquisa conjuntos entre o IF Baiano Campus Uruçuca e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com piscicultura e ostreicultura (criação de ostras) na localidade de Porto do Campo, situada na Baía de Camamu.

Um representante da comunidade explicou como funciona o cultivo, quais as dificuldades e vantagens desses tipos de criação. Por se tratar de um ambiente de água salgada, os ensinamentos foram necessários para ampliar os conhecimentos dos alunos, além do contato com a comunidade e com um projeto de pesquisa da área de cultivo, unindo pesquisa, ensino e extensão, bases fundamentais de todo o IF Baiano.

O professor Perimar Moura responsável pelo curso expressou que “nada melhor do que confrontar nossos discentes com essas realidades, dando-lhes a oportunidade de trocar saberes, aprendendo e ensinando fora das salas de aula e dos limites do campus. É assim que se muda realidades sociais.”

O interesse e a manifestação dos estudantes turma foram preponderantes para a realização do curso, somados ao apoio da Diretora Geral, Profª. Lizziane Argôlo, o DDE, Prof. Mário da Mata e a Coordenadora do Curso, Profª. Jacqueline Firmino Sá.

Ascom/IF Baiano – Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga