IF Baiano – Campus Itapetinga forma turmas do curso Salgadeiro do Programa Mulheres Mil
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:59 horas | Publicado em 30 de outubro de 2014 às 20:51 horas

Solenidade ocorreu dia 24 de outubro.

30/10/2014 às 20h

O IF Baiano – Campus Itapetinga realizou na noite de 24 de outubro a formatura das três turmas do curso de Salgadeiro do Programa Federal Mulheres Mil. A solenidade ocorreu às 20h, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

O evento contou com a presença da diretora-geral do IF Baiano – Campus Itapetinga, Lizziane da Silva Argôlo, além dos coordenadores de Extensão, Alexandra Perreira Santos e do Pronatec, Gean Carlo Soares Capinan. Participaram também a professora Evanete Moura de carvalho – coordenadora auxiliar do Mulheres Mil, Jacqueline Firmino de Sá –  representante da direção Acadêmica do Campus Itapetinga, Sirlane Silva Oliveira, representante da Secretaria de Registros Acadêmicos, o diretor do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, Carlito Alves de Brito, a coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Itapetinga, Selma Rodrigues, demais servidores do IF Baiano e familiares dos concluintes.

Discente Jociara

Além do conhecimento prático sobre armazenamento, assepsia e preparo de salgados, o curso Salgadeiro teve uma significação social enriquecedora na vida de dezenas de mulheres que participaram das três turmas. As disciplinas teóricas versaram sobre questões atuais e correntes no cotidiano das mulheres, a exemplo de cidadania, relações humanas e saúde da mulher. A discente Jociara Silva de Oliveira ressalta que obteve importantes esclarecimentos sobre o câncer de mama e a Lei Maria da Penha. “… sobre esse câncer, às vezes, a gente não dá muita importância, a gente precisa se preocupar mais e cuidar, quando tá avançado demais chega ao ponto de perder a mama. Sobre a lei Maria da Penha, não podemos calar, a gente não é obrigada a viver sob ignorância de esposo, temos que reivindicar porque tem muitas que morrem porque não abre a boca”.

Rosemeire Prado dos Santos recebendo o certificado do curso

Um dos objetivos do curso é possibilitar a geração de emprego e renda com a capacitação das discentes. Rosemeire Prado dos Santos,  discente da 2ª turma, comemora: “Esse curso me proporcionou muitos conhecimentos, tanto na área prática como teórica. Eu aprendi muito sobre o direito da mulher. Gostei muito, minha auto-estima ficou ‘lá em cima’, eu estou trabalhando na área, estou trabalhando lá em Tina – Pousada e Restaurante”.  A discente Rosemari da Silva Santos, da 3ª turma, diz que o curso foi muito importante para sua vida.  “Me tornei um profissional, eu pretendo transformar num modo de renda pra minha vida, sair do anonimato e espero que outras mulheres possam alcançar esse curso, mais necessidade de alcançar sua auto-estima e ganhar sua vida”, completa, Rosemari.

Discente e professora Gisele - apresentadora do evento

Discente Rosemari Santos

Ao final do evento, cada estudante recebeu uma muda de planta.

Aluna e prof. Gean Carlo

Por: José Francisco Alves Cruz