Café com Prosa socializa atividades do Campus Itapetinga com lideranças do médio sudoeste baiano
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:59 horas | Publicado em 6 de novembro de 2014 às 9:25 horas

O momento para integrar os municípios da região com as atividades do Ifbaiano

06-11 às 09:29h

Fortalecer parceria, estreitar relações e união. Essas foram as palavras mais faladas no I Café com Prosa organizado pelo Ifbaiano – Campus Itapetinga, na manhã do dia 5 de novembro. O evento informou e debateu o papel do instituto sobre as ações frente aos anseios da região do médio sudoeste baiano e buscar formas para direcionar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do Campus.

Representantes do Território de Identidade Médio Sudoeste da Bahia, dos municípios de Nova Canaã, Maiquinique, Macarani, além do Sindicato Rural de Itapetinga, Cooleite, Sebrae, Secult-BA, dentre outros, participaram do encontro e expuseram suas demandas ao Ifbaiano. Eles esperam através de parcerias discutir e executar ações a questão agrícola da região.

Na abertura do Café com Prosa, o diretor acadêmico, o professor Mário da Mata, ressaltou a importância de se “repensar o papel do instituto como forma de atender às necessidades dos parceiros como fomento do conhecimento”. A coordenadora de pesquisa, professora Patrícia Silva, apresentou projetos em desenvolvimento na instituição. Ela lembrou os desafios e possibilidades de trabalho com foco no desenvolvimento da região em que o instituto está inserido.

Coordenações e núcleos de trabalho também apresentaram os projetos em andamentos e destacaram a necessidade de fortalecimento de ações com a comunidade do médio sudoeste. Na oportunidade, ressaltaram o empenho do Campus Itapetinga na formação de bons profissionais na área agrária com qualificação para atuar e contribuir no desenvolvimento da região.

Em um segundo momento, os convidados conheceram as unidades de produção, a horta e o curral do Campus. Ao final de uma manhã de bate-papo e troca de informações, os participantes agradeceram ao, pelo momento de troca de ideias e experiências.

O diretor do Território de Identidade Médio Sudoeste da Bahia, o Senhor Ivan comentou da necessidade de multiplicar o conhecimento e solicitou a ajuda dos profissionais do Campus no planejamento de ações da região, como a inserção de uma nova cultura agrícola. O vereador de Nova Canaã, o Senhor Naldo falou dos resultados obtidos com a parceria entre o município e o Ifbaiano e espera estreitar os laços nos próximos anos.

Ascom/Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga