Audiência Pública debateu implantação do Curso de Meio Ambiente Integrado em Itapetinga
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:58 horas | Publicado em 11 de junho de 2015 às 14:37 horas

11/06/2015 às 14h35

Na noite da terça-feira, 09 de junho, os servidores e estudantes do IF Baiano e representantes das comunidades do sudoeste da Bahia participaram da sessão de Audiência Pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Itapetinga. O evento discutiu a proposta de implantação do Curso Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente na modalidade Integrada. O início do curso está previsto para março de 2016 e o ingresso, via processo seletivo, ocorrerá ainda neste ano.

Estiveram presentes representantes de instituições públicas e privadas dos municípios que compõem o Território de Identidade do Médio-Sudoeste, representantes da sociedade civil organizada, organizações não governamentais. Na oportunidade, foram apresentados os eixos centrais do curso e a formação profissional do estudante egresso. O público-alvo são os estudantes concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Segundo o professor Ricardo Moreira (presidente da Audiência Pública) o perfil dos profissionais formados atenderá às demandas ambientais da região, ao atuar como agentes transformadores da realidade ambiental local, propiciando melhorias na qualidade de vida das populações.  Este profissional poderá desenvolver suas atividades em empreendimentos públicos ou privados, terceiro setor, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental, com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e processos produtivos.

Durante a exposição da proposta, foram abordadas a constituição da matriz curricular, a relevância do curso para a região, assim como as competências do profissional a ser formado. Ele estará apto para colaborar na elaboração de laudos, relatórios, estudos ambientais, auxiliar na constituição, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental, atuar na organização de programas de preservação de recursos naturais, e em processos de reciclagem. O estudante terá também a competência de identificar as intervenções ambientais, analisar suas consequências, propor ações para preservação, conservação, otimização, do meio ambiente, ou minimizar ações danosas contra o mesmo.

O evento transcorreu em aproximadamente duas horas de significativa participação popular. No acontecimento, o público presente esclareceu as dúvidas e aprovou, por aclamação, a criação do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado pelo IF Baiano Campus Itapetinga. Assim, a proposta será finalizada nos próximos dias e encaminhada à Reitoria do IF Baiano para as providências necessárias à sua implantação.

Ascom/Campus Itapetinga

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga