Campus Itapetinga lança livro científico como marco dos seus 35 anos
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 8:03 horas | Publicado em 22 de outubro de 2015 às 10:07 horas

Entrevista originalmente publicada no Blog Bem Baiano.

22/10/2015 às 10h01
Maio foi o mês de aniversário no Campus Itapetinga. E para marcar estes 35 anos de história na educação profissional, o Campustem comemorando, ao longo de todo o ano de 2015, a lembrança de sua trajetória. Uma das ações para é o lançamento, no início do próximo ano letivo, de um livro de artigos científicos produzidos por membros do quadro ativo do campus e por alunos, com professor orientador.

Para saber mais sobre a publicação, a equipe do Bem Baiano entrevistou a professora Izanete Souza e o diretor acadêmico, Luís Gomes, ambos membros da comissão organizadora do livro.

Bem Baiano – Qual é o objetivo desta publicação?
Luís Gomes – O objetivo dessa publicação é registrar parte da produção científica do IF Baiano – Campus Itapetinga além de “povoar” as bibliotecas de outras instituições com os trabalhos dos servidores e alunos. Desse modo, a pesquisa científica desenvolvida no campus estará alcançando outras fronteiras.
O livro representa a oportunidade de garantir publicações anuais dos servidores e dos alunos do campus, além de retornar à sociedade o produto de nossas pesquisas, ações de ensino e extensão.
Bem Baiano – Como surgiu a ideia para produzir o livro com artigos científicos?
Izanete Souza –  Cientes de que somos uma IES – Instituição de Ensino Superior, responsáveis por cumprir a missão de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde estamos instalados, é que pensamos em ampliar as nossas ações de popularização da ciência com a publicação de um livro que juntará artigos de áreas como Diversidade e Inclusão, Agronomia, Educação, Química, dentre outras, que retratam as experiências vivenciadas através de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores, técnicos e estudantes do IF Baiano – Campus Itapetinga.
Bem Baiano – Qual o título da publicação e qual o critério para escolha?
Izanete Souza –  O título do livro ainda está em discussão, mas já temos uma possibilidade que é Formação de pessoas e divulgação de saberes: um encontro de várias gerações. Esse título faz alusão ao encontro de saberes de várias gerações de pesquisadores, educadores e estudantes desde a EMARC – IT: Escola Média Agropecuária de Itapetinga até os dias atuais.  Eis aí a justificativa do lançamento do selo dos 35 anos do Campus Itapetinga, como uma forma de também registrar a valiosa participação dos servidores da CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira nos 30 anos que antecederam a criação do IF Baiano.
Bem Baiano – Como você avalia a produção e divulgação científica no Campus Itapetinga ao longo destes 35 anos?
Luís Gomes – É uma produção científica farta, rica e útil. Uma produção científica que precisa, nesse momento, essencialmente, de visibilidade, tanto dentro da instituição como fora dela. Precisamos retornar à sociedade um produto de nossas ações.
Bem Baiano – Como as pessoas poderão ter acesso ao livro?

Luís Gomes – Está prevista uma tiragem de 300 exemplares. Primeiramente, os livros serão distribuídos para bibliotecas dos campus do IF Baiano e de outros campus da Rede Federal de Ensino, além de bibliotecas de universidades no Brasil e exterior.Portanto, as bibliotecas das instituições de ensino superior serão os principais veículos de acesso a essa publicação.
Bem Baiano –  Dentro destes 35 anos, seis são marcados pela criação e transformação do Campus em Instituto Federal. O que representa para você pensar que se passaram seis anos de criação do IF Baiano?
Izanete Souza – O esforço de cada servidor que por aqui passou ou que aqui permanece foi elementar para os avanços até aqui conquistados, especialmente na elaboração e desenvolvimento de projetos estruturais, pedagógicos e administrativos, compartilhando com os colegas as experiências anteriormente vividas, aprendendo e repensando as nossas práticas a partir das experiências partilhadas pelos colegas e as vivenciadas com eles e com os estudantes. Enfim, são anos de intensa busca do alcance das metas que nos possibilitem o verdadeiro cumprimento da nossa missão institucional: ofertar um ensino de qualidade que contribua para o desenvolvimento local e regional.
Fotos: Arquivo dos professores Luís Gomes e Izanete Souza
Comissão Organizadora do Livro:
Anadeje de França Campêlo (Professora EBTT – Artes)
Gedeval Paiva Silva (Professor EBTT –  Geografia)
Jairo Santos (Bibliotecário)
Izanete Marques Souza (Professora EBTT – Língua Portuguesa)
Valmiro Ferreira Silva (Professor EBTT – História)
Entrevista originalmente publicada no Blog Bem Baiano. Confira em: http://ifbembaiano.blogspot.com.br/2015/10/campus-itapetinga-lanca-livro.html
Ascom / Campus Itapetinga
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga