Caravana da Ciência: projeto apresenta experimentos em escolas públicas
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 8:09 horas | Publicado em 14 de setembro de 2016 às 10:34 horas

As atividades ocorreram na cidade de Mirante no Sudoeste da Bahia.

Com o objetivo de divulgar a ciência, articulando educação e inclusão científica de crianças e jovens, o projeto “Caravana da Ciência”, coordenado pelo professor Gean Capinan, leva estudantes dos IF Baiano – Campus Itapetinga para visitar escolas públicas. Na visita, um conjunto de atividades didáticas é apresentada pelos estudantes, além de experimentos e palestras, também realizadas por alunos da UESB e professores colaboradores.

Um dos objetivos do projeto é provocar, “nos alunos, o interesse pelas pesquisas cientificas e divulgação dos seus resultados, buscando sensibilizar e despertar, no público externo, o interesse pela ciência e divulgação de novos conhecimentos”, disse Gean.
Nas apresentações, são utilizados materiais de baixo custo e recicláveis. Dentre os experimentos, pode-se destacar: luminescência, quimiluminescência e bioluminescência; energias wireless, peixe elétrico, eletromagnetismo, cosméticos artesanais, carneiro hidráulico. “O compartilhamento mútuo de conhecimento é algo inspirador e participar dele me dá um sentimento de dever cumprido”, disse o estudante do IF Baiano, Eric Farias.
Equipe da Caravana da Ciência:
Professores do IF Baiano:
Jose Michelangelo Bandeira (Física), Mara E. Ruggiero de Guzzi (Quimica), Charles Leonel Galvão Sanchês e Gean Carlo Soares Capinan (Agronomia) e da profa. Izanete Marques Souza (Linguagens).
Estudantes do IF Baiano:
Luminescência, quimiluminescência e bioluminescência pelas discentes Jéssica Santos de Oliveira e Luana Alves Santos; Energias wireless por Andrêssa Ataíde Silva e Beatriz Almeida Teixeira; Peixe elétrico por Giovani Lavigne dos Santos e Erica Nogueira Vaz Lima; Cosméticos artesanais por Josilaine Borges e Maria Luiza; Carneiro Hidráulico por Elias Meira Santos Júnior; Eletromagnetismo por Bruno Maia Alves Pires e Eric Farias Eiterer; Usos da moringa no tratamento de águas contaminadas por Henrrique Alberto L. Rosa e Josilaine Borges Silva e por fim a apresentação do Documentário Qilombo da Pedra: Oralidade e Memória pela discente Ágatha Beatriz Amorim Santos Silva.
Colaboradores/Palestrantes:
Funções e sintomas de deficiência dos minerais essenciais em animais domésticos, proferida pelo Colaborador e Aluno da UESB o MSc. Mateus de Melo Lisboa; A araruta como fonte de renda para o produtor rural, apresentada pelo Discente Frankly Gomes Souza; Subprodutos e resíduos do biodiesel na alimentação animal apresentada pela Colaboradora MsC. Maria Magna Silva Pereira e o minicurso sobre Conservação e uso da água, proferida pelo Professor MSc.Charles Leonel G. Sanchês.Fotos:  Gean Capinan

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000