“Aula de Campo” integra IF Baiano e comunidade rural em Itapetinga
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 8:03 horas | Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 18:14 horas

O evento ampliando a percepção do aluno para as peculiaridades que existem dentro e forma de uma organização social, além de aproximá-los da realidade local.

No dia 17 de fevereiro, professores do IF Baiano – Campus Itapetinga realizaram uma “Aula de Campo”, que envolveu os estudantes do 3º ano do Curso Integrado em Agropecuária e alunos do Curso Subsequente em Agropecuária. A atividade foi desenvolvida na Comunidade do Bem Querer, Zona Rural de Itapetinga e faz parte da produção do Grupo de Pesquisa do Instituto ligado à Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial.

O dia de atividades fora da sala de aula teve como principal objetivo o envolvimento do discente nas mais diversas atividades, ampliando a sua percepção para as peculiaridades que existem dentro e forma de uma organização social, além de aproximá-los da realidade local.Bem_querer

Durante todo o dia atividades como: piscicultura, horticultura, quintais produtivos (conjunto de inúmeras fruteiras e espécies nativas em um mesmo local), suinocultura, caprinocultura, ovinocultura e avicultura, possibilitaram ao aluno conhecer de perto a realidade daquela comunidade. Outros temas importantes para o desenvolvimento dos estudantes foram trabalhados, como por exemplo, os arranjos da cadeia produtiva, acesso às políticas públicas (PNAE, PAA etc), associativismo e cooperativismo incidência e controles de pragas e doenças, reciclagem, permacultura, conservação ambiental, gestão rural, extensão rural dentre outros.

De acordo com o organizador da “Aula de Campo” professor Gean Carlo Soares Capinan, o evento conseguiu “Despertar nos alunos a vivência em comunidades rurais, buscando sensibilizar e despertar no o interesse pela ciência e divulgação de novos conhecimentos, tem papel fundamental, também, na apresentação da Instituição à comunidade, demonstrando o potencial do Instituto e da possibilidade de possíveis parcerias para realização de diversos trabalhos de extensão.”

O professor acredita “que as intervenções propostas e realizadas pela instituição é uma grande forma de interação com o público externo, que além de conhecer as ações do instituto contribuirão significativamente com o desenvolvimento dos nossos discentes.” Contribuíram também com as atividades os proprietários rurais: Miguel, Mariana, Domingos Santos e Jucileide Novais de Assis. Além do professor Gean Campinam, participaram da “Aula de Campo”, os docentes: Alexandra Pereira dos Santos, Charles Leonel G. Sanchês, Rômulo Spósito das Virgens, Rosely Pereira da Silva, Jacqueline Firmino Sá e Aline Gonçalves Cruz.  Bem_querer_2

Bem_querer_1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga