Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Itapetinga promove atividade sobre o papel do negro no processo de inserção da cultura negra e portuguesa no Médio Sudoeste
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:50 horas | Publicado em 26 de junho de 2017 às 8:13 horas

Essa atividade fez parte do calendário de ações formativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga e foi coordenada pelo GEPEDET – Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias do IF Baiano – Campus Itapetinga.

No último dia 12/06, O IF Baiano – Campus Itapetinga realizou uma atividade formativa titulada Educação para as Relações Etnicorraciais no Ensino Fundamental . Essa atividade fez parte do calendário de ações formativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga e foi coordenada pelo GEPEDET – Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias do IF Baiano – Campus Itapetinga.

imagem1Estiveram presentes os professores e as professoras da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA – Educação de Jovens e Adultos, perfazendo um total de 140 profissionais que puderam dialogar acerca da história das etnias indígenas Camacãs, Imborés e Pataxós – primeiros habitantes da região do Sertão da Ressaca – acerca do papel dos negros no processo de inserção da cultura negra e portuguesa nessa área. Este diálogo deu-se a partir da apresentação dos eixos norteadores para a educação das relações etnicorraciais orientados pelas Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, mediada pela Professora Izanete Marques Souza (Mestre em Educação, Coordenadora Geral do NEABI IF Baiano e líder do GEPEDET). Também tivemos a Professora Aline Oliveira Ramos (mestre em Educação, membro do GEPEDET e educadora da rede municipal de ensino de Itapetinga) mediando a reflexão acerca das categorias conceituais raça, racismo, injúria racial, preconceito de gênero.

Esta foi a primeira de outras ações pensadas e acordadas com a SME Itapetinga, através de ações do IF Baiano – Campus Itapetinga e das coordenadoras municipais Ivanilde Teixeira e Taline Sá Santos.

imagem2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 99969-7107
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br