IF Baiano Campus Itapetinga participa de ato sobre o ativismo da mulher negra
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:50 horas | Publicado em 27 de julho de 2017 às 8:45 horas

O NEABI e o Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias do IF Baiano atuaram como parceiros do ato.

No dia 25 de julho, quem passou pelo centro de Itapetinga pode acompanhar as atividades em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha”. O ato homenageou mulheres que se tornaram exemplo de força, liderança e ativismo como Dandara dos Palmares (quilombola, mulher de Zumbi dos Palmares), Dona Silvina Pereira Santos (ex-lavadeira de roupas e contadora de histórias populares no PROLER- Programa Nacional de Incentivo à Leitura, desenvolvido, em Itapetinga, pela UESB) e a Profa. Leniza Sousa Santos (musicista e militante no combate à marginalização de jovens e crianças das escolas públicas da cidade, ou que vivem em situação de vulnerabilidade social) que idealizou e coordena, até hoje, a Fundação Movimento de Corais Canto das Artes.

A atividade comemorou também o “Dia Nacional da Mulher Negra” no qual a homenageada é a líder quilombola Tereza de Benguela, um ícone da liderança feminina no Quilombo Quariterê, localizado no vale do Guaporé – MT, no século XVIII.

Apresentações artísticas, como voz e violão com Denise Carvalho e Larice Ribeiro, e a roda de capoeira com grupo Lembrança Viva de Zumbi liderado pela mestra Sueli Silva Sousa, marcaram as homenagens. Estudantes do Campus Itapetinga do IF Baiano realizaram sarau e panfletagem poética, com falas esclarecedoras sobre a discriminação da mulher negra, o combate e a prevenção da violência contra a mulher e do empoderamento feminino, proferidos pela Professora Izanete Souza.

O público, além de participar e conhecer um pouco mais sobre “Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha” e do “Dia Nacional da Mulher Negra” aproveitou para verificar a pressão arterial e o nível de glicemia. Esses serviços foram gratuitos e ofertados pela equipe da ACSA – Consultoria e Assessoria em Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente, liderados pelo responsável técnico Jeovan Souza.

A união de diversos parceiros foi necessária para a realização do evento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência da Mulher – CRM, as Religiões de Matriz Africana de Itapetinga, a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano -UESB e o Movimento LGBTQI, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI e o Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias – GEPEDET do IF BAIANO proporcionaram um dia de conhecimento, cultura e conscientização sobre o papel da mulher negra na sociedade.evento

Estudantes

As estudantes do IF Baiano Campus Itapetinga Luiza Lucena, Mariana Sena, Ana Raquels, Vanessa Martins, Steffany Lima, Nicole Santos, Sandy Rodrigues e a Professora de Língua Portuguesa Illa de Brito participaram das homenagens.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000