IF Baiano em Itapetinga contribui com a formação e desenvolvimento socioambiental do Território Médio Sudoeste
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:50 horas | Publicado em 8 de agosto de 2017 às 15:14 horas

O IF Baiano participou de reuniões para estreitar laços e findar parcerias com as comunidades rurais locais.

O IF Baiano Campus Itapetinga tem participado de reuniões com o colegiado territorial de identidade do Médio Sudoeste, Codeter, e com o grupo de trabalho “Roseli Nunes” das estações experimentais representadas pelos Orgãos UESB, CETEP, CDA e BAHIATER, para tratar de temas pertinentes ao desenvolvimento do território.

Recentemente três encontros foram realizados. O último ocorreu no dia 03 de agosto, onde foram contemplados a discussão do regimento Interno do colegiado territorial de identidade do Médio Sudoeste; o Plano Colegiado territorial – PCT; e a Reestruturação e criação das câmeras Temáticas (educação e agricultura).reunião_extensão

Levantamento de dadosNos dois encontros anteriores, o primeiro em dia 20 de julho, foi para programar visita às associações experimentais, os assentados e às comunidades, para levantamento de diagnóstico da região. O segundo encontro ocorreu em 26 julho, e tratou da Apresentação do Plano de Ação Territorial – PAT; Plano Colegiado Territorial – PCT; Integração, ações, rearranjos para o desenvolvimento sustentável territorial; Medidas para o desenvolvimento econômico e ambiental com a inclusão produtiva; Estrutura fundiária e acesso à terra; e busca do contrato de ATER junto aos governantes, para as comunidades rurais.

Ficou definido nas reuniões que durante as visitas, alguns dados seriam levantados, a exemplo do modo de subsistência, identificando quais as atividades de plantio e cultivo estão sendo realizadas, além de identificar de que forma o IF Baiano pode auxiliar na implantação ou elaboração de projetos que visem melhorar a agricultura familiar dessas estações.

Segundo, a professora Jacqueline Sá, Coordenadora de Extensão do Campus Itapetinga do IF Baiano nas discussões, “A participação do IF BAIANO no grupo de trabalho Roseli Nunes, tem como finalidade, estreitar os laços e findar parcerias com as estações experimentais e associações de moradores assentados… assim, há o fortalecimento do território de identidade, estreitando os laços e findar parcerias com as comunidades rurais locais, visando à contribuição do IF Baiano para formação, conhecimento e desenvolvimento socioambiental dessas comunidades ruraisfinalizou.

Participantes: Vários parceiros têm participado das reuniões e da formatação das questões socioeconômicas e culturais do território. O IF Baiano Campus Itapetinga é representado pelo Diretor Acadêmico Gedeval Paiva, e pela Coordenadora de Extensão, Jacqueline Sá. Também participaram das discussões, o Senhor Adroaldo Almeida, Coordenador do território de apoio à agricultura familiar – Setaf; Cetep; UESB; Bahiater; Ruth Espinheira, o representante da CAR; Joana Dar`c Santos: Vereadora do Município de Itarantim e Agente de Desenvolvimento Rural; Ney Mafra, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz da Vitória; Rodrigo Barbosa do Nascimento, Coordenador de Desenvolvimento Rural do Município de Iguaí, e Daniel Picolli, Assistente Territorial da Secretária de Desenvolvimento Rural.

reunião_extensão1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga