Aluno do IF Baiano Itapetinga recebe medalha em Olimpíada de Física
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:50 horas | Publicado em 15 de agosto de 2017 às 20:12 horas

A cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

No último sábado, 12 de agosto, nosso aluno HELI NERES SILVA recebeu medalha pela OBFEP 2016, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), criada em 2010, é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, e que tem a participação de cerca de 500 mil estudantes a cada ano. Na Bahia, essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as universidades estaduais, federais e os Institutos Federais.

A OBFEP, voltada para estudantes do Ensino Médio e última série do Ensino Fundamental, tem duas etapas com a aplicação de provas teóricas objetivas na 1ª Fase e, na 2ª Fase, provas discursivas teóricas e experimentais.

Em 2016, em 91 municípios da Bahia, foram 32 mil estudantes inscritos, ficando o estado em 5º lugar em número de classificados para a 2ª fase, com a aplicação das provas teóricas e experimentais em 41 municípios.IMG-20170812-WA0018

O professor Michelangelo, que acompanhou o estudante durante a premiação declarou: “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo que, ao meu ver, vai além das aulas de física. Passa pelo um conjunto de ações que é feito diariamente em nosso campus, pelos servidores que aqui estão e decidiram abraçar essa instituição. Essa é mais uma demonstração que é possível sim uma escola pública, do interior, oferecer uma educação gratuita de qualidade comprometida com a sociedade e o desenvolvimento da região na qual está inserida com ensino, pesquisa e extensão. “

“Eu agradeço a Deus primeiramente, a meus pais que me incentivaram e aos meus professores, pois sem eles eu não estaria aqui. Espero que seja o começo de uma era e que mais alunos venham a ganhar mais medalhes nos próximos anos”, finalizou Heli.

As Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF e OBFEP) selecionam e preparam os estudantes para as duas equipes brasileiras que representam o Brasil na Olimpíada Iberamericana de Física (OIbF).

Fonte: UFBAIMG-20170812-WA0017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga