Professora do IF Baiano lança o livro “Permanência e Êxito nos Cursos Técnicos: Desafios e Conquistas”
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 8:01 horas | Publicado em 25 de maio de 2018 às 11:38 horas

A obra é resultado de 25 anos de atuação na área educacional

Na noite da quinta-feira, 24 de maio, na Biblioteca Pública de Itapetinga, a professora Izanete Marques de Souza lançou o livro intitulado “Permanência e Êxito nos Cursos Técnicos: Desafios e Conquistas”. Segundo a autora, a obra é resultado de 25 anos de atuação na área educacional e do processo transformador e de conflitos que é o ato de educar. Dentre outros assuntos, a obra trata da educação quilombola, de grupos indígenas, e de outras minorias, que ela definiu em entrevista a imprensa como “povos invisibilizados por séculos”.

No livro, Izanete aponta alguns desafios como a adequação do processo educativo a essas clientelas; em relação à educação quilombola e indígena, para a professora, o momento é de dar visibilidade a esses povos, que e tem identidade definida, solidariedade, humanidade, produção científica, mas que são socialmente invisíveis. Izanete destacou também a necessidade dos educadores em continuar sua formação como forma de adquirir novos conhecimentos, que vai representar o novo no processo de educar.

De acordo com a escritora, as conquistas estão no direito ao acesso e a permanência do estudante, das classes minoritárias de poder, nas diversas modalidades educativas, a exemplo do EJA(Educação de Jovens e Adultos), EAD (Educação à Distancia) e a pessoas com PNE (Portadores de Necessidades Específicas). Segundo ela são conquistas, com base na legislação que dá direito ao acesso e à permanência na escola. Fóruns de discussão, segundo Izanete são importantes dentro das instituições para “ ouvir o outro, o nosso aluno, os responsáveis, o nosso colega do setor administrativo e os professores que são a linha de frente e junto nesse diálogo buscando encontrar as alternativas para a garantir a permanência e o êxito”, ressalta.

A professora Izanete Marques espera por parte do leitor, a construção de um diálogo, e o fortalecimento de uma relação harmoniosa para a construção de uma educação dialógica e dialética para a formação de indivíduos críticos e transformadores de realidades.

Sobre a autora e o livro – Izanete Marques de Souza é natura de Carapó-MS, morou em Jacobina e há 7 anos está em Itapetinga, onde leciona a matéria de Língua Portuguesa, no IF Baiano. O livro pode ser adquirido no site de editora Appris (editoraappris.com.br) ou com a própria escritora, no valor de R$ 35,00.

izanetemarques_864

izanetemarques_ (2)

izanetemarques_ (4) izanetemarques_ (8)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga