IF Baiano Campus Itapetinga promove projeto sobre Consumo Consciente
Atualizado em 6 de novembro de 2018 às 10:44 horas | Publicado em 5 de novembro de 2018 às 16:10 horas

O Projeto “El Espanõl y la Interdisciplinaridad: Consumo Consciente” tem o objetivo de despertar a consciência em relação ao consumo.

IF Baiano Campus Itapetinga promoveu projeto de extensão El Espanõl y la Interdisciplinaridad: Consumo Consciente

A ação ocorreu entre setembro e novembro de 2018

Entre setembro e novembro de 2018, estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos de Agropecuário e Meio Ambiente do Campus Itapetinga, dentro da disciplina curricular Espanhol, realizaram o Projeto “El Espanõl y la Interdisciplinaridad: Consumo Consciente” com a intenção de despertar a consciência em relação ao consumo, bem como o reaproveitamento do excesso provocado pelo consumismo com a reutilização, reciclagem e doação numa proposta multidisciplinar que vai além do ensino da gramática do idioma, propiciando o uso da língua na prática e a multiplicação do conhecimento.

Na programação, além da preparação dos estudantes, aconteceram atividades, brincadeiras e oficinas com jogos, fantoches, artesanato, pintura, lúdico, música, maquiagem e outros, também sorteios de brindes e doações de objetos diversos reaproveitados, em visitas às Creches Marvione Macedo e Anísio Teixeira e ao Lar Laura Carvalho, todos no Município de Itapetinga. Para a Professora Elda Rosa, responsável pelo projeto, foi uma importante experiência de extensão do 2º ano, o evento causou comoção e conscientização por poder colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula e o despertar da importância e responsabilidade, perante a comunidade, de ser estudante do IF Baiano ao propagar o conhecimento adquirido. Os estudantes puderam se colocar no lugar do outro e compreender o que é ensinar, tudo isso aproveitando o estudo da língua espanhola, através da realização de oficinas.”, afirmou.

O evento que contou com três turmas do IF Baiano campus Itapetinga trouxe muita satisfação tanto pros estudantes que ficaram comovidos, quanto para os anfitriões dos locais visitados, que tiveram um dia diferente e com muitas alegrias. As crianças se divertiram muito e os idosos, receosos pelo histórico de tristezas ao longo da vida, superaram o medo e entraram na brincadeira assim que perceberam o intuito da visita. Sendo o compromisso social um dos valores institucionais do IF Baiano, o campus Itapetinga ganha em ensino e extensão a dá mais um passo na contribuição para o crescimento cultural de nossa região.

O projeto contará com outras etapas que já estão sendo preparadas e as instituições já solicitaram retorno deixando um espaço aberto para o IF Baiano.

elda 2018 (42)elda 2018 (2)

elda 2018 (51) elda 2018 (41)elda 2018 (64)

elda 2018 (71)elda 2018 (19)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga