IF Baiano Itapetinga promoveu a II Gincana Cultural “Liberdade: Expressão e Direito”
Atualizado em 20 de dezembro de 2018 às 16:48 horas | Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 16:47 horas

Professores, estudantes e servidores dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária integrados, realizaram, no Campus Itapetinga, a II Gincana Cultural que teve como tema “Liberdade: Expressão e Direito”.

IF Baiano Itapetinga promoveu a II Gincana Cultural  “Liberdade: Expressão e Direito”.
A Gincana ocorreu em nos dias 14, 15 e 16 de dezembro

Durante os dias 14, 15 e 16 de dezembro os professores, estudantes e servidores dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária integrados, realizaram, no Campus Itapetinga, a II Gincana Cultural que teve como tema “Liberdade: Expressão e Direito”. O objetivo da Gincana envolvia a promoção de valores tais como o trabalho em equipe, a solidariedade, cooperação, disciplina e humildade. Além disso, visava proporcionar um momento de descontração e interação entre alunos e comunidade escolar.
Na programação, aconteceram apresentações artísticas, torneios esportivos, provas sobre conhecimentos gerais, campeonatos de xadrez e vídeo games, uma batalha de RAP e um desfile de cosplay. Ademais, os alunos exerceram sua cidadania por arrecadar 151 cestas básicas (meia tonelada de feijão, 400 quilos de macarrão e 150 quilos de arroz) para doar para famílias carentes da cidade. Eles também recolheram 4 mil de garrafas pet para reciclagem e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área ambiental. Alam Felix dos Santos Moreira, um dos membros da comissão organizadora e idealizador do projeto, disse “a gincana alcançou todos os objetivos pretendidos. Ficamos muito felizes ao realizar esse evento, pois a gincana não foi somente uma atividade recreativa, mas acima de tudo um momento de integração entre estudantes e comunidade escolar. As performances dos alunos revelaram seu incrível talento. As meninas e os meninos conseguiram se superar e nos surpreender. As produções foram espetaculares. Reafirmo que é na escola que o conhecimento deve ser compartilhado e é nessa mesma instituição  que a inteligência deve ser estimulada de todas as formas, em todos os campos da ciência. A criatividade só traz benefícios aos nossos alunos. Enfim, eu e comissão organizadora agradecemos de coração a todos que contribuíram para a realização e sucesso desse evento.”
O evento, que contou com um público aproximado de 500 pessoas, deixou pais e professores com muito orgulho dos alunos e demonstrou o quanto esses adolescentes são capazes de usar a arte para expressar suas habilidades e, acima de tudo, seu livre direito de protestar contra as injustiças sociais e de lutar contra elas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000