IF Baiano leva programação diversa à 49ª Exposição Agropecuária de Itapetinga
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:47 horas | Publicado em 22 de maio de 2019 às 13:43 horas

O Campus Itapetinga participa do evento desde 2010.

Entre os dias 14 e 19 de maio, o IF Baiano, Campus Itapetinga, participou da 49ª Exposição Agropecuária de Itapetinga. O Campus levou para o Parque de Exposições Juvino Oliveira um estande com oficinas, competições de robôs, aulas práticas, degustação de produtos lácteos. A programação se estendeu também ao auditório do evento com minicursos, palestras e oficinas para a comunidade, em parceria com outras instituições como BahiaTer, UESB e CEVA.

Desde 2010, o Campus participa do evento e, este ano, a programação foi ainda mais rica e diversa. Segundo o coordenador de extensão do Campus Itapetinga, Leandro Pereira Lima, as atividades foram planejadas pela Coordenação de Extensão, que, em trabalho conjunto com servidores de diversos setores, executou todas as fases da participação do IF Baiano no evento, desde à organização do estande à logística, divulgação e certificação. “A participação do IF Baiano no evento é fundamental para que possamos mostrar para a cidade e todo o nosso território de identidade os cursos que oferecemos e as atividades que realizamos. É uma grande satisfação para o Campus poder participar do evento, pois é uma das maiores feiras agropecuárias do estado. Todos anos, o público se mostra bastante satisfeito com a programação que oferecemos”, explica Leandro.

Cada curso e área contribuiu de alguma forma para a programação, explica o professor Leandro Lima. O Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente apresentou oficina sobre reciclagem de papel e atividade para promoção da coleta seletiva e quantificação de resíduos produzidos no evento. No estande, foram apresentadas também atividades como Show da Química, Dedo de prosa e Verso (com histórias, música e poesia), ações de avaliação da saúde e dicas de bem-estar físico e nutrição adequada para os visitantes, além de apresentações artísticas.

Houve também apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão realizados recentemente no campus, aulas práticas das disciplinas técnicas como Equideocultura, Bovinocultura e Zootecnia e atividades de extensão com tratadores de animais, por exemplo, além de contribuição técnica por meio de estágios em diversos setores, dentre eles incluem fiscalização agropecuária e julgamento de animais.

O Curso Técnico Subsequente em Informática promoveu demonstração de robótica Lego; competição de robôs reais; competição de robôs virtuais e demonstração de realidade aumentada. Já o Técnico Subsequente em Alimentos aguçou o paladar do público com a degustação de produtos lácteos produzidos por estudantes do curso. A Coordenação de Unidades Educativas de Campos (CUEC) apresentou trabalho de pesquisa que avaliou a eficácia de carrapaticidas utilizados habitualmente na região e demonstrou algumas hortaliças e frutas obtidas organicamente no campus. O Napne realizou oficinas com o intuito de divulgar o Braile e a Libras, recebendo discentes de algumas escolas públicas do município.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000