Curso de Sistema Braille
Atualizado em 6 de fevereiro de 2020 às 7:47 horas | Publicado em 10 de junho de 2019 às 16:17 horas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Itapetinga oferecerá, entre julho e novembro de 2019, o curso Noções Básicas das Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille.

Na oportunidade, o educando aprenderá a história, os símbolos fundamentais, o alfabeto, escrita, numeração e outros aspectos importantes para o domínio do sistema de leitura para cegos – o Sistema Braille – inventado pelo francês Louis Braille em 1827 e utilizado nas escolas regulares da educação básica no Brasil para a inclusão dos alunos com deficiência visual.

Público: professores, acadêmicos ou profissionais técnicos que atuem ou desejem atuar na área da deficiência visual.

Objetivo: Transmitir conhecimentos básicos sobre o Sistema Braille que permitam aos participantes melhorarem suas condições de atendimento às pessoas com deficiência visual a fim de contribuir para promoção de acessibilidade e a eliminação de barreiras que impedem a independência na leitura e escrita das pessoas cegas.

Carga horária total: 80 horas, distribuídas da seguinte forma: 40 horas de forma presencial e 40 horas de atividades complementares.

Nº de vagas: 20, sendo 10 vagas reservadas para o público interno do IF Baiano Campus Itapetinga. Caso essas vagas não sejam integralmente ocupadas, as remanescentes serão destinadas ao público externo, observados os critérios expostos neste documento.

Período do curso: De 05/07/2019 a 06/11/2019 conforme o cronograma abaixo:

Mês Data Dia
Julho 05 e 12 sexta-feira

02 14 e 28 Sexta-feira quarta-feira
Setembro 11 e 25 quarta-feira
Outubro 09 e 23 quarta-feira
Novembro 06 quarta-feira

Horário: De 13:30 às 17:30 horas

Período de inscrição: De 17/06/2019 a 20/06/2019 conforme cronograma abaixo:

17 e 18/06
Público Interno do IF Baiano
19 e 20/06
Público Externo

Matrícula: Será realizada por ordem de chegada da ficha de inscrição.*

*Informamos que, devido à capacidade do campus de atendimento à demanda, ampliamos as vagas para atender todos as inscrições válidas.

Inscrições: Inscrições Encerradas (link desativado)

Materiais didáticos: Uma parte do material deverá ser impresso pelo participante para uso durante o evento.

O material didático será enviado por e-mail à pessoa devidamente matriculada, antes ou durante o curso ou será disponibilizado em serviços de armazenamento de arquivos online e gratuito (como Google drive).

Somente materiais que não possam seguir por meio eletrônico serão distribuídos presencialmente ao participante do evento.

Observação: Para o primeiro dia do curso, o participante deverá levar 6 tampas de garrafas pet, 6 gudes e uma tesoura.

Para certificação: Frequência mínima de 75%, nota (média) igual ou superior a 6,0 (seis) e entrega do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Programa:

1. Sistema Braille: breve histórico
  2. Instrumentos utilizados na escrita braille
  3. O Sistema Braille:
  • Alfabeto
  • Letras acentuadas
  • Sinais auxiliares da escrita (maiúscula, caixa alta, sinal de número)
  1. Transcrição (do sistema comum para o Braille e vice-versa):
  • Palavras, frases e pequenos textos
  • Parágrafo
  1. Leitura de pequenos textos sem interponto
  2. Simbologia matemática:
  • Números: indo-arábicos, romanos, ordinais, decimais e fracionários
  • Representação de datas
  • Representação de operações fundamentais

Metodologia: Aulas teóricas e práticas

Avaliação: Contínua (10 trabalhos escritos – atividades complementares e 10 atividades de leitura realizadas ao longo curso).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000