Início do conteúdo
HUB Itapetinga
Última atualização: 19/06/2020 - 14:27 horas | Data de publicação: 27/05/2020 - 8:32 horas

IF Baiano e UESB se unem para enfrentar o Covid-19

A palavra inglesa HUB, que significa o ponto central, comum no campo da informática para se referir a um concentrador e distribuidor de informações, está se popularizando no campo social em nosso pais.

Em meio ao súbito cenário de pandemia mundial, causada pelo coronavirus, muitas instituições, entre elas a UESB do Campus Itapetinga  têm criado HUBs pela Bahia, no intuito de unir ações solidarias voluntárias com o objetivo comum de prestar serviços de enfrentamento à doença e suas consequências humanas e sociais.

Parceiros comuns em diversos projetos, o IF Baiano campus Itapetinga prontamente apoiou e se conectou à HUB Itapetinga desde o dia 27 de março, com adesão também de diversos segmentos da sociedade civil local.

Até o momento cerca de 700 pessoas  de 130 famílias foram diretamente benecificadas com alimentos e material de higiene pessoal e geral, um total de  1,2 toneladas de alimentos e 250 kits de higiene.

Também foram produzidos 172 litros de sabão líquido glicerinado, distribuídos em locais identificados como prioritários, como postos de saúde, locais onde circulam muitas pessoas, entre outros; álcool antisséptico glicerinado com estimativa total de produção de 1500 litros pelos próximos 3 meses; confecção e distribuição de aproximadamente 800 máscaras à população em feiras livres, postos de saúde, entre outros.

Além disso o HUB divulga informações técnico-científicas de interesse público e contribui no acompanhamento das notícias e de demandas que possam ocorrer.

Segundo Alana Lemos, professora do IF Baiano Itapetinga, responsável pela captação de recursos por meio de doações e pela gestão financeira do grupo HUB Itapetinga, “somos parte da comunidade e como instituição de educação, devemos auxiliar e conscientizar Itapetinga e seu entorno, sobre a força dessa pandemia que estamos inseridos, disseminando as diversas medidas disponíveis para o seu combate e nesse contexto, essa parceria visa também, minimizar os efeitos causados pela intensificação no estado de vulnerabilidade social e econômica, que tanto assola o nosso território de identidade”.

Uma outra perspectiva desse projeto e parceria é a importância da comunicação no enfrentamento ao coronavirus. Para Katiana Rigaud, Administradora do IF Baiano Itapetinga e responsável pelo Núcleo de Planejamento e Parcerias Institucionais, NUPPI, “além da efetiva prestação de serviços e suprimento de necessidades pontuais desse momento delicado de nossa comunidade, através do conhecimento científico, a informação de credibilidade, fornecidas por instituições de ensino, pesquisa e extensão respeitadas, como a UESB e o IF Baiano, tem grande impacto na proteção da saúde física e psicológica das pessoas, além de propiciar uma aproximação e fortalecimento dos laços com nossos usuários”.

“Esse movimento só foi possível graças à solidariedade que nos une neste momento, quando todos estão aprendendo juntos a lidar com este problema. Como servidores(as) públicos(as), e sociedade organizada, nos colamos à disposição da comunidade para trabalhar no enfrentamento a essa pandemia. Juntos somos mais fortes.” falou a Professora da UESB Letícia Fernandes que coordena o subgrupo de comunicação social da HUB Itapetinga.  

Os interessados em contribuir com as campanhas em combate à Covid-19 podem entrar em contato com a HUB-Itapetinga pelo telefone (77) 99934-7650, pelo e-mail hubitapetinga@gmail.com, ou ainda pelo Instagram.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga

Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 3261-2213
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br
Ir para o Topo