I SEMANA DE CIÊNCIAS – SECI, II SEMANA DA BIBLIOTECA E IV SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DOS CURSOS SUBSEQUENTES – SPGS, IF BAIANO – CAMPUS ITAPETINGA
Atualizado em 27 de setembro de 2021 às 12:40 horas | Publicado em 27 de setembro de 2021 às 12:32 horas

Os eventos acontecerão conjuntamente entre os dias 03 e 05 de novembro.

Entre os dias 03 e 05 de novembro o IF Baiano, campus Itapetinga, promoverá a  I SEMANA DE CIÊNCIAS – SECI, II SEMANA DA BIBLIOTECA E  IV SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DOS CURSOS SUBSEQUENTES – SPGS, IF BAIANO – CAMPUS ITAPETINGA.

Estes três eventos, organizados simultaneamente em uma semana de atividades, têm o objetivo comum de ampliar e promover o conhecimento científico em prol da popularização da Ciência.

O tema central  “Com ciência salvamos vidas: a importância de políticas públicas para a democratização do conhecimento científico”  norteará todas as atividades do eventos, a saber: palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e mesas-redondas, todas elas com vistas a convidar a comunidade do Médio Sudoeste Baiano para uma aproximação do saber científico e de como ele se faz presente em nosso cotidiano.

Os eventos estarão abertos à participação  de todas as pessoas que se interessam pela temática, com foco específico para o seguinte público:

I SEMANA DE CIÊNCIAS (carga horária 20h) – estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IF Baiano, estudantes do Ensino Fundamental, Médio e/ou profissionalizante de IEs do Médio Sudoeste Baiano e membros da comunidade que se interessem pela temática;

II SEMANA DA BIBLIOTECA (carga horária 04h) – destinado ao público em geral;

IV SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DOS CURSOS SUBSEQUENTES – SPGS (carga horária 20h) – destinado aos/às estudantes de cursos técnicos subsequentes, de graduação, pós-graduação, pesquisadores(as), professores(as) e demais profissionais.

Segundo a Profa. Camila Duarte, coordenadora do IV SPGS, “Este ano resolvemos ampliar a discussão e inserimos em uma única semana eventos importantes do nosso campus que pretendem abordar a mesma temática de forma interdisciplinar e enriquecer ainda mais o nosso debate. Apesar de priorizarmos os encontros presenciais, necessitamos manter o distanciamento social e por esta razão manteremos todas as atividades em formato virtual, condição que  não nos impedirá de manter o nosso compromisso com a educação pública e com divulgação do conhecimento científico.”

A Profa Camila Brandão, coordenadora da I SECI, reforça que “A divulgação e a disseminação do conhecimento científico são importantes  para que a população tenha a percepção do quanto a ciência está presente nos temas que envolvem o cotidiano e para a compreensão e transformação da realidade ao seu entorno. Além disso, o compartilhamento de informações relacionadas à ciência são valiosas no  contexto atual em que  a desinformação e as notícias falsas estão cada vez mais presentes. Assim, os eventos como os que ocorrerão no IF Baiano Campus Itapetinga  têm extrema relevância, pois oportuniza a aproximação entre a academia e a sociedade”.

Para a equipe de bibliotecários do Campus Itapetinga, Jairo Santos e Marília Lessa Santos, ” mediante ao caos informacional apresentado em meio a pandemia, a II Semana da Biblioteca entende a necessidade de se discutir a  (DES)INFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS EM ÉPOCA DE PANDEMIA salientando o papel das nossas bibliotecas, bem como, dos nossos profissionais na disseminação e/ou conscientização para o uso de fontes de informações confiáveis, pautadas no conhecimento científico.

Toda a programação, bem como o cronograma de inscrições (apresentação de trabalho e/ou ouvintes) podem ser consultados no site do evento:  https://sites.google.com/view/4spgs/home

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000