Autoavaliação institucional: comunidade avalia cursos de graduação de 17/10 a 21/11
Atualizado em 21 de outubro de 2022 às 18:49 horas | Publicado em 17 de outubro de 2022 às 8:18 horas

A Comissão Própria de Avaliação – CPA dos cursos de graduação do IF Baiano realiza  pesquisa de avaliação entre 17 de outubro e 21 de novembro através de formulários digitais, que serão divulgados no portal do IF Baiano no dia 17.

A avaliação visa promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Devem participar docentes, discentes, técnicos-administrativos, egressos e sociedade civil, cada grupo em formulário próprio. A avaliação é anônima. Para fazer o primeiro acesso ao formulário, será necessário cadastrar-se na plataforma do OPINA e informar um e-mail para receber a chave de acesso ao questionário.

Serão avaliados dois dos cinco eixos estabelecidos pelo SINAES e suas dimensões: Eixo Políticas Acadêmicas (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Comunicação com a Sociedade; e Políticas de Atendimento aos Discentes) e Eixo Políticas de Gestão (Dimensões: Políticas de Pessoal, Organização e Gestão da Instituição e Sustentabilidade Financeira).

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é responsável por realizar a avaliação institucional interna nas Instituições de Ensino Superior – IES. Ela atende à obrigatoriedade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 em realizar a avaliação do Ensino Superior.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000