Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Campus Itapetinga abre inscrições para cursos técnicos subsequentes na modalidade EaD
Atualizado em 26 de novembro de 2025 às 9:12 horas | Publicado em 22 de outubro de 2025 às 20:49 horas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Itapetinga – divulgou, nesta quarta-feira (22), o Edital nº 12/2025, que regulamenta o processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos de nível médio subsequentes ao ensino médio, na modalidade a distância (EaD), com início previsto para o ano letivo de 2026.

Estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Técnico em Vendas e Técnico em Secretaria Escolar, ambos com polos presenciais em Itapetinga. Os cursos terão duração mínima de 18 a 24 meses e encontros presenciais em horário noturno. No total, cada curso disponibiliza 40 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, em conformidade com a legislação vigente.

Inscrições

As inscrições estarão abertas de 24 de outubro a 23 de novembro de 2025, e deverão ser realizadas de forma exclusivamente online, pelo site https://ingresso.ifbaiano.edu.br/concursos/subsequente-ead-itapetinga-2026/.

Para os(as) candidatos(as) que não tiverem acesso à internet, o Campus Itapetinga disponibilizará ponto de apoio para inscrições presenciais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 15h, no setor de Recepção do campus, localizado na Av. Júlio José Rodrigues, Clerolândia, Itapetinga-BA.

Critérios e seleção

O processo seletivo terá caráter classificatório e eliminatório, sendo realizado por ordem de inscrição e manifestação de interesse. Podem concorrer às vagas os(as) candidatos(as) que já concluíram o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula.

A classificação obedecerá ao número de vagas por modalidade, considerando ampla concorrência e as reservas de vagas previstas em lei. Candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação étnico-racial, conforme cronograma do edital.

Resultados e matrícula

A lista preliminar de inscrições homologadas será publicada em 26 de novembro de 2025. O resultado final do processo seletivo está previsto para 15 de dezembro de 2025, e a publicação do edital de matrícula ocorrerá em 17 de dezembro de 2025. As aulas têm início previsto para março de 2026.

Mais informações

Os(As) interessados(as) devem consultar atentamente o Edital nº 12/2025 disponível no site do processo seletivo: https://ingresso.ifbaiano.edu.br/concursos/subsequente-ead-itapetinga-2026/.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 99969-7107
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br