Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Campus Santa Inês promove Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher com ações educativas e formativas
Atualizado em 1 de abril de 2026 às 12:01 horas | Publicado em 1 de abril de 2026 às 12:00 horas

Entre os dias 23 e 27 de março, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês realizou, em diferentes espaços da instituição, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, em cumprimento à Lei nº 14.164/2021. A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), com o objetivo de promover reflexão, conscientização e enfrentamento às diversas formas de violência de gênero.

Com o tema “Combate à violência contra a mulher”, a programação reuniu atividades pedagógicas e formativas que envolveram a comunidade acadêmica. Entre as ações, destacam-se as orientações aos docentes para inclusão de abordagens fundamentadas nas experiências e perspectivas femininas nos planos de ensino, conforme previsto na Lei nº 14.986/2024. As orientações foram iniciadas durante a Jornada Pedagógica, realizada entre os dias 10 e 13 de março.

A programação também contou com palestra com recorte racial, exibição de documentário seguida de roda de conversa e exposição temática organizada pelos núcleos.

Na quarta-feira (25), estudantes e servidores participaram da palestra “Violência contra a mulher negra no Brasil”, ministrada pelas advogadas Layana Suany de Jesus Mercês, Shilei Fonseca Santos e Thaiana Evilin Oliveira Resende, integrantes do Coletivo de Advogados Negros e Negras da Bahia (CANNEBA). As palestrantes foram recepcionadas pela diretora-geral do campus, Rosineide Braz Santos Fonseca, pela diretora acadêmica, Flavia Silva de Sousa, e pelas coordenações do Geni e do NEABI.

Durante a atividade, foram apresentados dados e reflexões que evidenciaram a complexidade da violência de gênero, especialmente no que se refere às interseções entre racismo, sexismo e estruturas patriarcais. Segundo a professora Marilete Previero, integrante da coordenação colegiada do Geni, a abordagem “prendeu a atenção e impactou positivamente o público presente”.

A professora Cátia Farago, também da coordenação do Geni, destacou a importância da participação discente no debate. “A discussão contribui para a compreensão de que os sistemas de opressão se relacionam, se sobrepõem e demonstram que racismo, sexismo e patriarcado são inseparáveis, produzindo diferentes formas de exclusão entre as mulheridades”, afirmou. A docente também ressaltou que a violência contra mulheres, meninas e adolescentes ocorre de forma contínua, tanto no ambiente presencial quanto no virtual.

Ainda na quarta-feira (25), no período noturno, foi exibido no auditório do campus o documentário “Por dentro da Machosfera”, de Louis Theroux. A atividade foi seguida de debate, que abordou a misoginia no ambiente digital e os impactos das chamadas masculinidades tóxicas, evidenciando a necessidade de ampliar ações de enfrentamento a esse tipo de violência.

Encerrando a programação, na quinta-feira (26), foi realizada, na cantina do campus, uma exposição organizada pelo Geni e pelo NEABI. A atividade reuniu banners, jogos, livros e materiais educativos que destacam trajetórias e perspectivas femininas, além da apresentação do jogral chileno “Un violador en tu camino”, reforçando a mensagem de resistência e denúncia.

Para a professora Marilete Previero, as ações desenvolvidas evidenciam o papel fundamental da educação no enfrentamento à violência de gênero. “É na escola que aprendemos a conviver, a respeitar as diferenças, a questionar comportamentos e a construir valores. Quando discutimos igualdade, respeito e empatia, damos passos importantes para transformar essa realidade. Essas ações devem ocorrer durante todo o ano letivo”, concluiu.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Rosineide Braz Santos Fonseca
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br