[COMUNICADO] Prevenções de Falsos E-mails (Webmail/Zimbra) atendidos pela DGTI/NGTI
Última atualização: 22/05/2023 - 9:20 horas | Data de publicação: 22/05/2023 - 9:20 horas

Prezados(as) Usuários(as) e Comunidade do IF Baiano Campus Santa Inês,

O Serviço de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Santa Inês, no uso de suas atribuições e no sentido de contribuir com as Boas Práticas de Segurança da Informação e Comunicação Institucionais (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018), cordialmente alerta a preventivamente os usuários e toda a comunidade IF Baiano Santa Inês atendidas por este Núcleo da Gestão da Tecnologia da Informação e pede a ampla divulgação que, “Avisos e Comunicados” sobre E-mails Institucionais dentro do âmbito do IF Baiano ou, que venham de outros Institutos ou Universidade Federais, os quais não sejam vinculados à DGTI ou NGTI, e que tragam em seu: título/assunto ou mensagem os textos abaixo relacionados, são prioritariamente SUSPEITOS em sua totalidade como sendo Falsos E-mails e, portanto, devem ser ignorados e, ou encaminhados para Spam via aba SPAM localizado na barra superior da caixa do Zimbra e, em caso de dúvidas devem ser encaminhado para o NGTI via e-mail: ngti@si.ifbaiano.edu.br:

a) Falta de espaço de armazenamento (limites de conta Zimbra, etc);

b) Encerramento, expiração ou desativação de contas;

c) Mudanças e ou Atualizações do Serviço, e ou troca de Equipamentos;

d) Falsos alertas de “invasão” e de “perda” de conta;

e) Manutenções corretivas/preventivas não programadas de Segurança, Equipamentos e/ou outras no Serviço;

f) Recadastramentos de contas (usuários e senhas);

g) Necessidade de atualização de dados pessoais, bancários, acadêmicos e ou institucionais;

h) Troca de login e senha de acesso sem a solicitação prévia do nosso núcleo NGTI.

Lembramos ainda, aos nossos usuários/a da comunidade do Campus Santa Inês, que os Serviços de Tecnologia da Informação instalados e administrados Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informção (DGTI/Reitoria) do IF Baiano:

a) Vem empenhando esforços contínuos de natureza técnica (segurança, equipamentos e capacitação), operacional (modelos, métodos e processos, etc), e organizacional (campanhas em curso, alertas e comunicados, etc) no sentido de mitigar ao máximo estes incidentes;

b) Não envia nenhuma das modalidades de e-mails institucionais acima listados sem comunicado prévio e/ou de forma massiva;

Agradecemos a compreensão.

Núcleo da Gestão da Tecnologia da Informação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano / Campus Santa Inês

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês