Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Campus Santa Inês realiza a IV Edição do “IF de Portas Abertas”, guiando jovens do Vale do Jiquiriçá para o Futuro
Atualizado em 3 de outubro de 2025 às 12:41 horas | Publicado em 3 de outubro de 2025 às 12:41 horas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês deu início hoje à sua quarta IV edição do “Programa IF de Portas Abertas”, uma iniciativa já consolidada que, anualmente, conecta a instituição à comunidade e, principalmente, aos estudantes do 9º ano que buscam clareza e direção para seu futuro acadêmico e profissional. Lançado sempre durante o período de inscrições para os cursos técnicos integrados, o programa é um farol para os jovens do Vale do Jiquiriçá.

A proposta do “IF de Portas Abertas” vai além de uma simples apresentação; é uma imersão real. Seu principal objetivo é não só expor os cursos técnicos integrados e os projetos inovadores de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus, mas também funcionar como uma bússola. A experiência foi cuidadosamente desenhada para ajudar os estudantes a se identificarem com as diversas áreas e, assim, escolherem com confiança o curso que mais se alinha aos seus interesses e paixões.

Neste primeiro dia da edição de 2025, o Campus Santa Inês acolheu com entusiasmo cerca de cem estudantes do 9º ano, representando três escolas da região: a Escola Luís Braga, do Povoado de Porto Alegre (zona rural de Maracás); a Escola Municipal Antônio Carlos Souto (Laje) e a Escola Nilson Andrade (Lajedo do Tabocal).

Ao adentrarem o Campus, as comitivas foram recebidas calorosamente no Pavilhão de Informática por uma equipe dedicada, incluindo a Diretora-geral Genilda Lima, o Diretor Acadêmico André Leonardo, a Coordenadora de Ensino Tharcilla Pessôa, o Coordenador do Curso Técnico em Informática Elivaldo Souza, o Coordenador das Unidades Educativas de Campo Clóvis Costa, a Coordenadora de curso Técnico em Agropecuária na modalidade EJA (PROEJA) Patrícia Moura Neves, além de estudantes monitores e outros servidores. Após uma breve apresentação e um lanche revigorante, os grupos embarcaram em uma jornada de descobertas pelos “Pontos” e “Estações” temáticas.

Segundo a diretora-geral do campus, Genilda Lima, o evento representa o compromisso do IF Baiano em manter um diálogo aberto com a comunidade e ampliar o acesso à educação pública de qualidade: “O IF de Portas Abertas é muito mais do que apresentar os nossos cursos. É um momento de acolhimento e de diálogo com os estudantes e suas famílias. Queremos que cada jovem que chega aqui se sinta parte desse espaço, perceba as possibilidades de transformação que a educação oferece e tenha segurança para escolher seu caminho. O IF Baiano é da comunidade e está de portas abertas para todos que desejam construir conosco um futuro melhor para a região”, destacou.

A experiência interativa levou os visitantes a:

  • Ponto 1 – Pavilhão de Informática: Nos stands da estação 1 exploraram o Grupo de Estudos em Educação Ambiental – GEAB coordenado, pela Professoras Adriana Conceição. Após, mergulharam nos laboratórios de manutenção e de programação com o Prof. Elivaldo Souza e estudantes do 2º ano G.
  • Ponto 2 – Horta: Com os estudantes integrantes do Grupo de Estudos em Manejo e Qualidade do Solo (GEMS) conheceram sobre solo-água e sua importância para o meio ambiente e participaram de atividades de plantio de mudas. Nesse ponto, também o Prof. Jadson Rocha, juntamente com estudantes da disciplina Mecanização Agrícola, fez um breve relato sobre os cursos, a disciplina e as oportunidades oferecidas pela instituição, a exemplo dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, se surpreenderam também com o Meliponário da Fazendinha Agroecológica com a professora Renata Fróes, na última estação desse ponto
  • Ponto 3 – Pavilhão de Agropecuária e Auditório da Biblioteca: fizeram visitas aos laboratórios de Química com a supervisão dos professores Juscivaldo Passos e Jeferson Rosário, os estudantes do Grupo de Estudos em Química – GEQUIM fizeram diversas apresentações sobre o uso da química no cotidiano; no Laboratório de Biologia puderam apreciar um pouco do que são apresentados aos nosso estudantes durante as aulas de biologia com os professores Thiago Nilo e Rayra Santiago e no Laboratório de Geofísica “brincaram” com a influência da Física no cotidiano com o professor Pedro Matos. Por fim, os visitantes foram recebidos no auditório, pelo professor Nailton Júnior que conduziu atividades e jogos que promoveram a interação.
  • Ponto 4 – Agroindústria/Setores de Zootecnia: Uma visita guiada à agroindústria com as professoras Cândida Barros e Karine Rebouças e o professor Márcio Carvalho. Para encerrar a visita no Ponto 4, a professora Viviane Corrêa apresentou os setores de cunicultura e avicultura aos visitantes.

A oportunidade de vivenciar a realidade dos quatro cursos técnicos integrados (Agropecuária, Alimentos, Informática e Zootecnia) foi crucial. Os estudantes visitantes não apenas observaram, mas participaram de atividades e experimentos, interagindo diretamente com os coordenadores e os próprios alunos da instituição. Quase cinquenta estudantes do campus, atuando como monitores, foram o coração do programa, compartilhando suas experiências e tirando dúvidas, auxiliando na orientação e na apresentação dos projetos.

O entusiasmo dos visitantes era palpável e inspirador. Luiz Antônio de Amorim, estudante do Centro Educacional Nilson Andrade Santos, de Lajedo do Tabocal, revelou que a visita foi decisiva: “Eu estava pensando em me inscrever, e depois da visita, tive certeza. Quero fazer o curso Técnico em Agropecuária porque eu gosto muito de animais, plantas, vegetação, verduras, essas coisas. Já vou me inscrever hoje, quando chegar em casa.” Ele também se encantou com a estrutura: “Gostei muito dessa escola, achei muito legal e bastante grande. Como é longe, devo ficar interno, mas já tenho muitos amigos que estudam aqui.”

Lourena de Jesus Andrade, da Escola Luiz Braga, de Maracás, também expressou sua alegria e clareza sobre o futuro: “Tô muito feliz, realizada e completa por ter conhecido o IF que era meu sonho. Amei cada detalhe do instituto e, principalmente os cursos de zootecnia e alimentos, queria fazer os dois!” Mesmo já tendo informações sobre o campus, Lourena ficou surpresa: “Eu achava que não tinha tanta tecnologia, e quando eu me deparei com o tamanho e as diversidades de curso, eu me identifiquei demais.”

A IV Edição do “Programa IF de Portas Abertas” reitera o compromisso do IF Baiano – Campus Santa Inês em guiar e inspirar a juventude do Vale do Jiquiriçá, oferecendo um caminho claro e cheio de oportunidades para a construção de futuros promissores.

Processo Seletivo Integrado

O evento também reforçou o período de inscrições para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos Integrados 2026, que já está aberto. Podem se inscrever estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino fundamental. O ingresso é gratuito e garante aos aprovados formação técnica de qualidade integrada ao ensino médio, com possibilidade de residência estudantil, alimentação e diversos projetos de pesquisa, extensão e inovação.

As inscrições estão disponíveis até 12 de outubro 2025, pelo site https://ingresso.ifbaiano.edu.br/


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br