Combate ao trote foi tema discutido em reunião com pais e responsáveis por estudantes do Campus Santa Inês
Atualizado em 24 de fevereiro de 2024 às 7:18 horas | Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 22:21 horas

Como desdobramento da política de combate ao trote que o IF Baiano – Campus Santa Inês vem intensificando no ano de 2024, na tarde de hoje, dia 21 de fevereiro, foi realizada, na quadra poliesportiva do Campus, uma reunião com os pais dos(as) estudantes dos 2º e 3º anos de todos os cursos técnicos do ensino médio profissionalizante.

O Diretor Acadêmico, professor André Leonardo e a Coordenadora de Ensino, Professora Tharcilla, ressaltaram informações importantes constantes nos documentos legais dos quais os pais/mães/responsáveis tiveram acesso; campanhas de combate ao trote/bullying feitas pela instituição desde de ano de 2023, em salas de aula, nas redes sociais e em ambientes do Campus. As ações foram intensificadas a partir do mês de fevereiro deste ano e fizeram um apelo aos pais: “precisamos que cada um de vocês nos ajude a combater essa prática. Precisamos trabalhar em conjunto: família e escola. Essa participação de vocês é fundamental para realizarmos um trabalho de excelência” frisou André.

Os membros do Conselho tutelar fizeram uma explanação sobre trote, bullying e cyberbulling, mostrando, principalmente, aspectos legais sobre ações e consequências dos atos cometidos por crianças e adolescentes, o papel do Conselho Tutelar e quais as formas de encaminhamentos das denúncias. Ao final da apresentação foi exibido, pelo grupo, um vídeo com o objetivo de trazer para os(as) presentes, uma reflexão as consequências do bullying.

Antônio Marcos, membro do Conselho Tutelar, diz ser contrário a esse tipo de “brincadeira” que, na verdade, é um trote violento. Ele ressalta sobre prejuízos que o trote pode causar na vida dos adolescentes “as instituições de ensino poderiam adotar o trote social para ajudar o próximo… O trote violento causa constrangimento e humilhação” ressalta Marcos.

Sr. Elias palestrou sobre a importância da família na construção do processo educacional, o acompanhamento dos pais aos estudantes na escola e trouxe à baila alguns relatos reais como situações de violências inesperadas em instituições de ensino. “É importante que vocês venham a instituição acompanhar seus filhos. Venham visitá-los, mesmo de surpresa, se mostrem presentes!” disse Sr. Elias.

A Professora Rita usou a palavra para parabenizar a instituição pelo trabalho realizado durante todos esses anos de funcionamento, relatar a importância desta para a região e, principalmente, para a vida de inúmeros estudantes que vieram da escola onde ela leciona há anos. “De Ubaíra, vêm dois ônibus de estudantes para esta casa e eu confio muito no trabalho que aqui é desenvolvido e nos profissionais que aqui trabalham”. A professora fez, também, um relato sobre trote violento e reforçou a importância da participação da família no processo de formação dos seus filhos “conversem com seus filhos. O diálogo é muito importante. Os adolescentes que vem para esta instituição, eles têm sonhos. Não deixemos que estes sonhos sejam acabados” finalizou.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima