Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Conif seleciona estudantes da Rede Federal para bolsa de mestrado na Espanha
Atualizado em 31 de dezembro de 2025 às 10:17 horas | Publicado em 31 de dezembro de 2025 às 10:17 horas

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, nesta sexta-feira (19/12), uma chamada pública (EDITAL CONIF/AI 09) para selecionar quatro estudantes de cursos de ensino superior (bacharelado, licenciatura e graduações tecnológicas) para receber bolsas de estudo de mestrado oferecidas pela Universidade de Jaén. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha.

Os interessados ​​deverão se inscrever exclusivamente por meio de formulário eletrônico até dia 1º de fevereiro de 2026, às 23h59 (horário de Brasília). É obrigatório que os candidatos concluam a sua formação entre 1º de julho de 2024 e 31 de junho de 2026 em uma das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vinculadas ao Conif.

As bolsas incluem, entre outros benefícios, uma ajuda de custo anual no valor de 3.190 euros e uma cobertura integral dos custos de matrícula dos créditos exigidos para as formações.

Entre os pré-requisitos para a inscrição estão: ser maior de idade (ou completar 18 anos até 1º de maio de 2026) e possuir nível B1 ou superior de proficiência em espanhol, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Os selecionados para o intercâmbio serão conhecidos, oficialmente, até o dia 6 de fevereiro de 2026. O resultado será publicado no site do Conif (www.conif.org.br/editais).

Universidade de Jaén

A Universidad de Jaén é uma instituição pública espanhola de ensino superior, localizada na cidade de Jaén, na Andaluzia. Fundada em 1993, a universidade combina a formação integral de uma cidadania profissional e crítica, adaptada às necessidades de uma sociedade em constante mudança, por meio da geração, do desenvolvimento e da transmissão de ciência, tecnologia e cultura.

Acesse aqui o edital.

Diretoria de Comunicação do Conif

Foto: Divulgação


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br