Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Curso Técnico em Zootecnia
Última atualização: 17/08/2023 - 20:53 horas | Data de publicação: 10/06/2020 - 14:11 horas
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Sobre.jpg


APRESENTAÇÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Santa Inês apresenta o Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio, visando estabelecer procedimentos de ensino e de aprendizagens aplicáveis à realidade e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Jiquiriçá e de outras regiões beneficiadas com os profissionais egressos. O Curso se configura como um instrumento de ação política balizado pelos benefícios da educação de qualidade, tendo a pretensão de direcionar o educando ao desenvolvimento de atividades didático pedagógicas, que lhes assegure uma formação sólida, atendendo as diretrizes legais e os princípios da Instituição.

JUSTIFICATIVA DO CURSO

O Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio no Campus Santa Inês justifica-se pela importância do setor agropecuário para a produção de alimentos de origem animal no estado. A Zootecnia é uma área do conhecimento que congrega vários campos dos saberes, em que estão o planejamento, a economia e a administração, assim como o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem estar e o manejo inserido nos sistemas produtivos, também englobando a nutrição, alimentação, formação de pastos e forragens, propiciando de forma integral em sua área de atuação a qualidade de vida da sociedade. As condições econômicas da região onde está inserido o IF Baiano Campus Santa Inês, atrelado a um estudo de demanda realizado em alguns municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá para definir os Cursos Técnicos a serem ofertados no IF Baiano Campus Santa Inês foram também fatores preponderantes para oferta do curso Técnico em Zootecnia. Ressalta-se que na região do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, onde se encontra localizado o referido Campus, a agropecuária constitui a principal atividade econômica da região. Nas atividades pecuárias, observam-se as seguintes criações: abelhas, bovinos, suínos, caprinos, ovinos e equinos, com potencialidades para bubalinos, aves, codornas e peixes. A atividade agropecuária, de modo geral, está no centro das discussões internacionais que apontam para novas formas de produção visando reduzir os impactos ambientais gerados pelo setor. Muitos desses impactos decorrem, inclusive, da falta de assistência aos produtores familiares. Ademais, o fato dessa atividade constituir-se importante setor da economia nacional, coloca-a como viés para a garantia da estabilidade econômica das diversas regiões. Portanto, capacitar os estudantes para atuarem, enquanto egressos, no referido setor, de forma a promover a produção sustentável, contribui para a melhoria econômica, social e ambiental da região. Nessa perspectiva, o IF Baiano Campus Santa Inês propõe-se a oferecer o Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia, na forma Integrada, presencial, por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando o Técnico em Zootecnia, por meio de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da região articulado aos processos de democratização e justiça social.

OBJETIVOS

O Curso Técnico em Zootecnia tem o objetivo de formar profissionais técnicos de nível médio da área, para desempenhar funções inerentes à sua profissão, planejando e orientando as criações de animais domésticos e silvestres que representam interesse econômico, visando ao aumento e melhoria da produção, com uso tecnológico racional, integrado e sustentável, bem como, entender as realidades e respeitar as diversidades em uma perspectiva de inclusão social.

REQUISITOS DE INGRESSO

O ingresso regular no curso é realizado anualmente por meio de Processo Seletivo Unificado no âmbito do IF Baiano, o qual atende às legislações vigentes e os requisitos previstos nos editais. O estudante também poderá ingressar no curso mediante Transferência exofficio, Interna ou Externa, atendendo ao que dispõe a legislação em vigência e as normas internas da Instituição. A Instituição fixará, por meio de edital, número de vagas disponíveis e todas as informações referentes ao Processo Seletivo Unificado. A Transferência exofficio ocorrerá independente de vaga específica e poderá ser solicitada a qualquer época do ano para os casos previstos em Lei. O acesso de estudantes por Transferência Interna ou Externa será realizado de acordo com os critérios estabelecidos nas normas institucionais dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IF Baiano.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Informes.jpg


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Documentos.jpg

Contatos:
VIVIANE CORREA SANTOS

Coordenação do Curso – Campus Santa Inês
E-mail: viviane.correa@ifbaiano.edu.br
Fone: (73) 3536-1210 – Ramal: 27

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br