Durante reunião, pais de estudantes conhecem projetos desenvolvidos no Campus Santa Inês
Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 18:31 horas | Publicado em 30 de novembro de 2023 às 18:31 horas

A última reunião do ano de 2023, com os pais dos estudantes da terceira série dos cursos Técnicos de Nível Médio, aconteceu na tarde de ontem, no auditório da biblioteca do Campus Santa Inês sob a condução da Coordenadora de Ensino, professora Tharcilla Pessoa.

Estiveram presentes na reunião, junto aos pais dos estudantes, a Diretora Geral, professora Genilda Lima; o Diretor Acadêmico, professor Guilherme Nascimento; as coordenadoras dos Cursos Técnicos em Alimentos, Agropecuária e Zootecnia: professoras Marilete Previero, Lucidalva Menezes e Viviane Correa, respectivamente; a Equipe Técnico-pedagógica: Merilande Eloi, Eliane Barbosa e Arlene Luttigards Sampaio; o Coordenador de Assuntos Estudantis, Ângelo Francisco; o Coordenador do Núcleo de relações Institucionais, William Alves; a psicóloga Claudimeia Barreto, os membros da comissão disciplinar discente, professores Nelson Vieira e Núbia Cruz, servidores e colaboradores.

Apresentação cultural e explanações sobre estágio curricular, trote e bulling fizeram parte do bate papo com os participantes desse encontro. Após essas falas, os pais e responsáveis pelos estudantes foram direcionados para apresentações dos stands dos grupos de estudos dos estudantes do campus.

Grupos de Estudos presentes na reunião:

Grupo de Estudos em Química cujo objetivo é divulgar e popularizar a ciência por meio de apresentações de experimentos químicos com ênfase na interação com o público, tem como coordenador, o professor Jeferson do Rosário Almeida. Estiveram presentes, os alunos Thiago Fontes Santos – 3º Ano de Alimentos, Rafael Santos Batista – 1º Ano de Agropecuária e Micael Dias Vilela Santos – 1º Ano de Zootecnia;

Grupo de estudos “EnsiPeBio” sob a coordenação do professor Rogério Cordeiro, tenciona compreender as diversas representações de Biodiversidade no território de identidade do Vale do Jiquiriçá. Alunos presentes: Catarinna Braga de Melo, Ayllin Livia Neri de Souza, Ana Clara Mascarenhas Serra dos Santos, Sarah Santos de Souza, Gervasio Souza de Jesus Neto, Juliana Bulhões Barreto, Emanuel Rocha de Andrade, todos do Curso Técnico em Agropecuária; Antônio Otávio Guimarães Santos, Técnico em Zootecnia e Eloá Almeida Guimarães, Técnico em Alimentos.

Grupo de Estudos e Pesquisa de Olho no Rebanho (GEPOR) sob a coordenação e orientação da professora Viviane Correa Santos, apresentaram os Projetos de “Produção de Petiscos naturais para cães e Gatos”, vinculado ao Projeto de extensão do Ensino Médio apresentado pelo bolsista: Jeferson Souza dos Santos Junior e o Projeto de Pesquisa: “Produção de Mudas Avançadas de Maracujazeiro” apresentado pelos bolsistas de Iniciação Científica (IC) do Ensino Médio: Luiza Miranda Logrado e Bolsistas de IC do Bacharelado em Zootecnia: Vagner da Silva Santana e Rafaela dos Santos Rodrigues.

Mostra Curso Técnico em Alimentos, sob a orientação da professora Andréa Lobo Miranda, contou com a participação dos discentes: Ana Clara Santos de Novaes, Karine Bonfim de Jesus, Crislanny de Lima Cruz e Thiago Fontes Santos, onde foram apresentados dois projetos de pesquisa, em desenvolvimento no Campus, com foco no aproveitamento integral dos alimentos:

O Projeto Doce ao vinho que visa o desenvolvimento de doces em massa e em calda de abacaxi e banana ao vinho, com o objetivo de aumentar o valor nutricional dos produtos alimentícios e evitar o desperdício de partes de alimentos, normalmente não consumidas, a exemplo das cascas, reduzindo o impacto o ambiental do descarte de resíduos; e

O Projeto Hambúrguer vegano que visa o desenvolvimento de carne de hambúrguer vegano, utilizando matérias-primas como casca de banana, batata doce, farinha de arroz e farinha de casca de maracujá, com o objetivo de aproveitar integralmente os alimentos que poderiam ser descartados como as cascas, diminuindo a produção de lixo e desperdício de alimentos que apresentam grande potencial de consumo, além do aproveitamento do valor nutricional destes insumos.

Nesse último encontro anual com os pais, houve, também, o momento do lanche, onde todos os presentes puderam saborear um lanche preparado pelos alunos, em aulas práticas do curso Técnico em Alimentos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima