Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




FAMIF 2025: Campus Santa Inês seleciona finalistas em seletiva marcada por talento e autenticidade
Atualizado em 7 de agosto de 2025 às 16:33 horas | Publicado em 7 de agosto de 2025 às 16:33 horas

O Campus Santa Inês do Instituto Federal Baiano foi palco de uma grande celebração da arte e da cultura nesta quarta-feira, 6. A quadra poliesportiva da instituição sediou a seletiva do Festival de Arte e Música do IF Baiano (FAMIF), definindo os talentosos estudantes e servidores que representarão o campus na grande final do evento, que acontecerá em setembro, na cidade de Santo Estevão.

Sob o tema “Ouse ser você!”, que convida a comunidade acadêmica a uma reflexão sobre autenticidade e autoconhecimento, a seletiva contou com apresentações emocionantes.  Após avaliação da banca de jurados convidados — profissionais atuantes nas áreas de arte, cultura e educação — foram classificados os seguintes representantes:

  • Performance Cênica (Servidor): Merilande Eloi, Rosângela Rodrigues e Jaciane Barreto, com a apresentação “Permita-se SER”.
  • Artes Visuais (Servidor): Eliane Barbosa, com a obra “Ousei me ver”.
  • Artes Visuais (Estudante): Larissa Costa, com a obra “Vazante não é só o que escapa, mas o que finalmente se liberta”.
  • Música Instrumental (Estudante): Esther Lima, com a apresentação “Enigmático”.
  • Música Instrumental (Estudante): Lorena Silva, com a apresentação “Eclipse”.
  • Música Instrumental (Estudante): A banda Ritmo Urbano, composta por Ravi Lima, Heber Oliveira, Robert Santos e Yuri Lázaro.
  • Dança (Estudante): Alisson Chaves e Maria Luiza Almeida, com a apresentação “Pega a Visão”.

O evento foi prestigiado pela Diretora-geral do campus, Genilda Lima, pelo Diretor Acadêmico, André Leonardo, pela Coordenadora de Ensino, Tharcilla Pessoa, pelo Secretário Municipal de Cultura e Esporte, Reubem Marinho, pela Secretária Municipal de Educação, Ana Vitória Cardoso, além de servidores, estudantes, agentes culturais e alunos do Instituto de Educação Professora Maria das Graças e do Centro Educacional Professor Manoel Reis de Almeida Costa do município de Santa Inês.

A condução da cerimônia ficou por conta do protagonismo estudantil, com os apresentadores Lucas Queiroz (Presidente do Grêmio Estudantil) e Kayla Evelyn, que conduziram a programação, que também incluiu apresentações de dança e exposição de artes visuais. E a difícil missão de julgar as diversas apresentações ficou por conta dos jurados Yarle Ramalho, Leonardo das Chagas Silva e Gersica Santos de Souza, profissionais da área de artes.

Vozes do Festival

A Diretora-Geral do campus, Genilda Lima, destacou a importância do evento para a construção de uma educação sensível e conectada às múltiplas expressões da comunidade acadêmica. “O FAMIF é mais do que um festival. É um espaço de escuta, de pertencimento e de reconhecimento dos talentos que florescem em nosso campus. Cada apresentação, cada obra, cada gesto artístico é um ato de coragem e de afirmação da identidade de nossos estudantes e servidores. Celebrar a arte é também reafirmar nosso compromisso com uma educação pública, diversa, crítica e transformadora”. Afirmou Genilda.

Para Lucas Queiroz, presidente do Grêmio Estudantil e um dos apresentadores, a experiência foi marcante. “Foi gratificante ver a performance, o talento, a dedicação e a alegria demonstrada por cada participante. Participar do FAMIF foi uma experiência única e enriquecedora, que fortaleceu nosso compromisso com o protagonismo estudantil, a educação e a união entre os alunos”, declarou.

A Técnica em Assuntos Educacionais Eliane Barbosa, finalista na categoria Artes Visuais, expressou sua satisfação. “Estou muito feliz de ter participado pela segunda vez do FAMIF. Gosto de fotografia e acredito que a imagem transmite uma mensagem potente. A expectativa para a próxima etapa é que a essência do mosaico seja semeada e que o campus esteja representado por todos aqueles/as que se viram na fotografia”, comentou.

Um dos destaques da seletiva foi a obra “Vazante”, da estudante do Curso Técnico em Informática, Larissa Costa. Questionada sobre o significado da tela, ela ofereceu uma reflexão profunda. “A mulher na pintura representa quem realmente somos em nossa essência. Ela percebe que não precisa estar presa às amarras, mas ser quem ela é. O rosto que ela mostra à sociedade é uma fachada. O momento em que ela olha para cima representa a luz da libertação, que pode vir de uma mensagem, de uma ajuda ou de uma compreensão própria. Os olhos ao redor mostram o julgamento constante da sociedade, mas, mesmo com ele, ela está se libertando. A água simboliza a delicadeza e a insegurança desse momento de se expor, mas, mesmo assim, ela está indo, não quer desistir”, explicou a jovem artista.

Sobre o FAMIF e a Etapa Final

O FAMIF tem como objetivo fortalecer as bases socioculturais e artísticas do Instituto Federal Baiano, valorizando as diversas expressões presentes nos territórios de identidade. O festival busca promover a arte e a cultura como instrumentos de expressão, integração e formação cidadã, fomentando o protagonismo, a criatividade e a identidade institucional.

A grande final do FAMIF 2025 ocorrerá no dia 17 de setembro, no Centro de Eventos de Santo Estevão, cidade que receberá um dos novos campi do IF Baiano, autorizados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, marcando um encontro entre a arte e o futuro da expansão da educação federal.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br