O que começou em 2013 como uma estratégia de ensino inovadora, transformou-se em um dos mais importantes projetos de extensão do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês. A Mostra Parasitológica: Promovendo Educação e Saúde chega à sua 11ª edição, consolidando mais de uma década de trabalho na conscientização sobre doenças parasitárias em diversas cidades do Vale do Jiquiriçá.
A exposição que marca o início dos trabalhos da turma de 2024 acontece nesta segunda-feira, 14 de julho, a partir das 21h30, no pavilhão dos cursos superiores do campus. O evento é o ponto de partida para mais uma jornada que levará o conhecimento produzido na academia para 16 escolas da região.
Idealizada e coordenada pelo Professor Fred da Silva Julião, a mostra é uma atividade prática da disciplina de Parasitologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Desde sua criação, o projeto já alcançou um público estimado em mais de 15 mil alunos, de acordo com o professor. “A ação visita diferentes unidades escolares dos municípios do Vale do Jiquiriçá. Nesta 11ª versão, estamos programando visitas a 16 unidades, de Jaguaquara a Laje”, afirma Fred.
O sucesso da iniciativa é materializado na “Cartilha Parasitológica: Promovendo Educação e Saúde“, uma publicação didática (ISBN 978-65-877149-1-2) organizada pelo professor e elaborada ao longo dos anos por centenas de estudantes que passaram pela disciplina desde 2013. O material serve como um guia de consulta sobre as principais parasitoses, como as transmitidas pelo Aedes aegypti, amebíase, esquistossomose, doença de Chagas, entre outras, utilizando uma linguagem visual e acessível. A cartilha também pode ser acessada AQUI em arquivo PDF.
A metodologia do projeto, que envolve palestras, pôsteres e jogos interativos, facilita a aprendizagem e engaja os estudantes das escolas visitadas. A capacidade de adaptação também é uma marca da mostra, que durante a pandemia de Covid-19, em 2021, foi realizada com sucesso em formato virtual.
Na apresentação da cartilha, o Professor Fred Julião reflete sobre o desafio e a satisfação de ver o projeto florescer: “A proposta deu muito certo e foi bem apreciada nas diferentes escolas. (…) Ao chegar à última aula, os licenciandos sentem satisfação pelo desempenho e atingimento dos objetivos”.
A 11ª edição da mostra itinerante percorrerá sete municípios entre julho e setembro, reforçando o compromisso do IF Baiano com a extensão universitária e a sua contribuição direta para a saúde e educação da comunidade do Vale do Jiquiriçá.
Programação da XI Mostra Parasitológica Itinerante:
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br