O Auditório do Campus Santa Inês do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) foi palco, na manhã de ontem, 03 de setembro de 2025, do “I Seminário Bovino de Corte”. O evento técnico, que reuniu cerca de 100 participantes, teve como objetivo promover a atualização, o debate e a troca de experiências sobre as mais recentes práticas e tecnologias para o desenvolvimento da pecuária de corte na região.
Organizado pelo professor do Curso de Bacharelado em Zootecnia e Coordenador docente do Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal (GEPA), Alcyone Junior, o seminário foi uma realização conjunta do IF Baiano – Campus Santa Inês, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Bahia) e o Sindicato Rural de Jequié (SRJ).



A programação, que teve início às 8h, começou com a exposição de trabalhos técnicos em formato de banner, apresentados por estudantes da instituição. Uma oportunidade valiosa para que os futuros profissionais da área demonstrassem suas pesquisas e inovações.
Segundo o professor Alcyone Junior, a iniciativa buscou “promover a atualização e o debate sobre novas práticas de produção, estreitar a colaboração entre a academia, instituições parceiras e profissionais do setor, além de ampliar a rede de contatos profissionais”. Ele ressaltou ainda a importância de aproximar estudantes e pesquisadores do mercado de trabalho, incentivando a troca de experiências e estimulando a inovação no setor de bovinocultura.
A solenidade de abertura contou com a presença de da Diretora-geral do Campus Santa Inês, Genilda Lima, que em seu discurso destacou a relevância das parcerias para a realização de eventos dessa magnitude. “É com grande satisfação que vemos a união de esforços para promover o conhecimento e o desenvolvimento em nossa região. Agradeço a presença de todos e desejo que este seminário seja um marco na contribuição para a pecuária de corte”, afirmou a Diretora-geral.
Também estiveram presentes Ozesse Pedro da Silva, Gerente Administrativo do Sindicato Rural de Jequié, representando o diretor presidente, Erivã Ribeiro; e Geógenes Gonçalves, Médico Veterinário e instrutor do SENAR. Este último ministrou duas palestras de grande relevância: “Estratégias nutricionais para melhora no desempenho em Bovinos de corte” e “Diagnóstico, prevenção e controle no manejo sanitário em Bovinos de Corte”.






Geógenes Gonçalves, do SENAR, explicou o papel da instituição no evento: “É uma proposta da gente trazer informações de como funciona o SENAR referente aos cursos de capacitações até na área desses alunos que são estudantes de agropecuária, zootecnia, entre outras áreas, da parte de ciências agrárias que estão familiarizadas com o tema. O tema que nós falamos sobre manejo de gado de corte e também de sanidade. Então, a proposta é a gente tentar passar algumas informações e contribuições. Vale destacar também que os egressos que estão presentes no curso que também trocam informações a respeito dos assuntos que foram citados na palestra”.
O público presente foi diversificado, contando com produtores rurais, estudantes dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Zootecnia, egressos e estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia, além de servidores da instituição. A participação ativa demonstra o interesse da comunidade acadêmica e do setor produtivo em debater temas essenciais para o desenvolvimento da pecuária de corte na região.
Emille Magalhães, aluna do curso de Bacharelado em Zootecnia do campus Santa Inês, enfatizou a importância do seminário para sua formação: “Eventos como este são fundamentais para que possamos alinhar teoria e prática, além de promover a atualização técnica de produtores e futuros profissionais”.



Pedro Sales, Médico Veterinário e egresso do curso de Bacharelado em Zootecnia do Campus Santa Inês, compartilhou sua perspectiva sobre o impacto do evento: “O evento de hoje traz uma nova perspectiva da pecuária. São as alternativas nutricionais que a gente pode utilizar a campo pra melhorar o desempenho dos animais. Os pecuaristas precisam virar essa chavinha para a consultoria técnica e o uso dessas alternativas, o uso das tecnologias, não como uma inimiga, mas sim como coadjuvante pra melhorar os resultados. Entender que não só a nutrição, mas também a gestão desses dados nos ajudam a alcançar melhores resultados, que é, de forma geral, a maior produção de arrobas por hectare. Daí se torna a importância dessa primeira palestra voltada às alternativas nutricionais. E a segunda palestra da parte de sanidade, para a gente entender as doenças que acometem esses animais que tanto prejudicam no dia a dia da propriedade, diminuindo taxa de concepção, taxa de prenhez, diminuindo também a performance do nosso rebanho. E se destaca a importância desse evento tanto pra comunidade acadêmica, para os estudantes do técnico em zootecnia, Técnico agropecuária, da graduação em zootecnia e de outros profissionais que estão aqui e os produtores da nossa região, melhorando os nossos índices reprodutivos.”
O “I Seminário Bovino de Corte” se consolidou como um espaço crucial para a disseminação de conhecimento, o fomento à inovação e o fortalecimento das redes de contato entre os diversos atores envolvidos na cadeia produtiva da pecuária de corte, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável do setor na Bahia.










Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br