Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




IF Baiano – Campus Santa Inês abre inscrições para monitores e escolas no “IF de Portas Abertas 2025”
Atualizado em 17 de setembro de 2025 às 14:24 horas | Publicado em 17 de setembro de 2025 às 14:23 horas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês anuncia a IV dição do seu Programa “IF de Portas Abertas”, uma iniciativa consolidada que visa aproximar a instituição da comunidade e dos estudantes do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. Para o ano de 2025, o programa já está com duas frentes de ação definidas: a seleção de estudantes monitores e a abertura para agendamento de visitas de escolas.

Estudantes Podem Ser Monitores Voluntários

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados e de Graduação do Campus Santa Inês têm a oportunidade de participar ativamente do programa, atuando como monitores(as). A função dos monitores(as) será de suma importância para o sucesso do evento, auxiliando na orientação e condução dos visitantes pelas diversas áreas internas do campus, bem como na apresentação dos cursos e projetos da instituição.

As inscrições para os(as) interessados(as) em atuar como monitores(as) estarão abertas em um formulário online, no período de 15 a 19 de setembro de 2024. A participação no programa é uma excelente chance de desenvolver habilidades de comunicação, liderança e organização, além de proporcionar uma vivência enriquecedora. Cada voluntário(a) selecionado(a) receberá um certificado de participação com carga horária correspondente às atividades realizadas, que estão previstas para acontecer nos dias 01 e 08 de outubro de 2025.

Escolas da Região Podem Agendar Visitas

Paralelamente à seleção de monitores, o IF Baiano – Campus Santa Inês também abriu o processo para agendamento de visitas das escolas da região interessadas em participar do “IF de Portas Abertas 2025”. A iniciativa é uma oportunidade única para que estudantes do 9º ano [Ensino Fundamental II] conheçam de perto a estrutura do campus, os laboratórios, as salas de aula e os ambientes de convivência.

O principal objetivo do programa é apresentar os cursos técnicos ofertados, bem como os projetos inovadores de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica. As visitas, que ocorrerão durante o mês de outubro de 2025, especialmente nos dias 01 e 08, serão agendadas previamente por meio de um formulário de inscrição online, que está disponível para as instituições de ensino da região.

O “IF de Portas Abertas” reafirma o compromisso do IF Baiano – Campus Santa Inês com a educação pública de qualidade e com o desenvolvimento regional, abrindo suas portas para inspirar e informar as futuras gerações de estudantes do Vale do Jiquiriçá.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br