O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês marcou presença de destaque na III Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FETAFES) do Vale do Jiquiriçá, realizada na Praça Mário Cravo, em Cravolândia, no último sábado, 30 de setembro. Em uma exposição que integrou ensino, pesquisa e extensão, a instituição apresentou ao público as diversas atividades desenvolvidas por seus grupos de estudo e os valiosos recursos oferecidos aos seus estudantes, reforçando seu papel no desenvolvimento regional.



A III FETAFES, que reuniu mais de 100 empreendimentos solidários do Território do Vale do Jiquiriçá, conforme a Associação Agroecológica Jaqueira, ofereceu uma programação rica em atrações culturais e momentos formativos. O evento é uma iniciativa coordenada pelo Cesol Vale, Associação Agroecológica Jaqueira e Colegiado do Território Rural (CODETER), em colaboração com prefeituras e movimentos sociais da região. Vale ressaltar que o Campus Santa Inês já havia participado da II FETAFES em Ubaíra (ExpoUbaíra), no dia 18 de maio.
Projeto Ciência Itinerante em destaque
O estande do IF Baiano – Campus Santa Inês foi um ponto de grande interesse, exibindo trabalhos e ações do Projeto de Extensão Ciência Itinerante, que visa popularizar o conhecimento científico. Além disso, grupos e núcleo de estudos do Campus, que compõem o Ciência Itinerante, apresentaram suas pesquisas e experimentos, demonstrando a efervescência acadêmica da instituição. Entre eles, estiveram:






Estudantes de Física, sob a orientação do professor da disciplina, também expuseram experimentos e projetos desenvolvidos ao longo do semestre, ilustrando a aplicação prática de conceitos teóricos.
A comitiva do Campus Santa Inês foi robusta, contando com a presença da Diretora-geral, do Diretor Acadêmico, Coordenadores de Grupos e Núcleo de Estudos, o Coordenador das Unidades Educativas de Campo (CUEC), e outros servidores, todos empenhados em divulgar o conhecimento científico e apresentar soluções práticas para a comunidade.
Para a Diretora-geral do IF Baiano – Campus Santa Inês, Genilda Lima, a participação na III FETAFES representa um momento estratégico para o fortalecimento dos vínculos entre a instituição e o território. “Estar presente em um evento como a FETAFES é mais do que mostrar nossos projetos. É reafirmar nosso compromisso com a educação pública, com a ciência a serviço da comunidade e com o desenvolvimento sustentável do nosso território. O Campus Santa Inês tem como missão, não apenas formar profissionais, mas também cidadãos críticos, protagonistas de mudanças sociais positivas. A feira é uma oportunidade valiosa de diálogo com a população, de escuta ativa e de estímulo aos nossos estudantes para que continuem acreditando no poder transformador do conhecimento”. Afirmou Genilda.
De acordo com o Diretor Acadêmico, André Leonardo, o IF Baiano – Campus Santa Inês possui uma interação singular com o território do Vale do Jiquiriçá, desenvolvendo ações de pesquisa e extensão em diversos municípios e ofertando, há mais de 29 anos, educação pública de excelência. “Mais do que formar profissionais, nossa instituição contribui de maneira decisiva para a transformação social, ampliando oportunidades, promovendo inclusão e estimulando o desenvolvimento sustentável da região.” Destacou André.
Um ponto alto também da participação do Campus Santa Inês na feira foi a divulgação do processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados. As inscrições para as 280 vagas ofertadas tiveram início em 1º de setembro, representando uma excelente oportunidade para jovens que buscam uma formação de qualidade e a construção de um futuro promissor, conforme detalhado na página de ingresso.
Experiência prática com animais e popularização da ciência
Um dos grandes atrativos da exposição foi a área da Coordenação das Unidades Educativas de Campo (CUEC), que trouxe uma variedade de animais utilizados nas aulas práticas dos estudantes. Cabras, coelhos, galinhas, suínos, ovelhas e patos encantaram os visitantes. O professor Clóvis Costa, Coordenador das Unidades Educativas de Campo, explicou a iniciativa: “A ideia dessa exposição é apresentar os diversos setores, as diferentes criações animais que o Campus dispõe e que são utilizados em aulas práticas, em projetos de pesquisas, projetos de extensão voltados aos nossos cursos, cursos que nós ofertamos da área técnica.”






A importância da popularização da ciência foi destacada por Selma Queiroz, Diretora da Escola Manoel José de Souza, de Ilha Formosa, Zona Rural de Cravolândia, que visitou os estandes com duas turmas de estudantes. “É muito importante popularizar a ciência porque as crianças desde cedo já veem na prática como realmente acontece a ciência. E popularizar traz também a vontade, o estímulo à questão do estudo e quem sabe? Ser um cientista, procurar uma profissão nessa área”, afirmou Selma.
O impacto do IF Baiano – Campus Santa Inês na juventude local é evidente. Kaique Oliveira, um estudante de 13 anos do 8º ano da Escola Maria Luzia, que visitou a feira, expressou seu desejo de estudar na instituição. “Eu acho que no IF vão surgir novas oportunidades para poder crescer, né? Porque o IF lá proporciona diversos tipos de cursos e ensinos maravilhosos”, disse o jovem, vislumbrando um futuro promissor.
A participação do IF Baiano – Campus Santa Inês na III FETAFES reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, a pesquisa inovadora e a extensão comunitária, fortalecendo os laços com a sociedade e inspirando as futuras gerações.









Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br