Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




IF Baiano – Campus Santa Inês incentiva talentos da zootecnia em Cerimônia de Premiação da OBZ 2025
Atualizado em 17 de outubro de 2025 às 17:16 horas | Publicado em 17 de outubro de 2025 às 15:18 horas

Em um evento que destacou o brilho e o potencial dos futuros zootecnistas, o auditório do campus Santa Inês do IF Baiano foi palco, na manhã da última quinta-feira, 16 de outubro de 2025, da emocionante cerimônia de premiação local da Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ). A iniciativa, liderada pela coordenação do Curso de Bacharelado em Zootecnia com total apoio do Colegiado de Zootecnia, visou reconhecer publicamente, a nível local, o esforço e a dedicação de estudantes e orientadores que participaram da prestigiada competição nacional.

A solenidade celebrou a participação de sete dedicadas equipes: Força Rural (orientada pelo Prof. Miguel Júlio), ZooTeam, Rainhas do Gado e Canidé (todas sob a orientação do Prof. Antônio Antonio Alcyone Junior), Rastro Forte e ZooSinergia (com a orientação do Prof. Moyses Coutinho), e DinoZoo (orientada pelo Prof. Guilherme Nascimento). Um total de 35 participantes foram homenageados com medalhas e certificados, além de brindes como blusas e bonés, enquanto os professores orientadores receberam placas de agradecimento pelo seu valioso trabalho.

Durante a cerimônia, a Diretora-geral, Genilda Lima, destacou a importância de reconhecer o empenho e a dedicação dos participantes. Em sua fala, ressaltou que “a Olimpíada é um espaço de desafio e descoberta, mas, acima de tudo, um convite para acreditar em si mesmo.” Ela parabenizou os estudantes, professores e técnicos envolvidos, enfatizando que “mesmo que o prêmio não tenha vindo, cada tentativa e cada aprendizado já são uma vitória.”Ao encerrar, reafirmou o compromisso do IF Baiano – Campus Santa Inês com “um ensino público, gratuito, de qualidade e com afeto, que forma bons profissionais e também bons seres humanos,” finalizando com entusiasmo: “Viva o IF Baiano! Viva a Zootecnia!”

O Professor Valdinei Souza, atual coordenador do curso de Zootecnia, enfatizou a importância da OBZ: “A Olimpíada Brasileira de Zootecnia é uma competição científica nacional que busca despertar e reconhecer talentos para o estudo da Zootecnia entre estudantes de graduação de todo o país. Nosso objetivo é incentivar o interesse pela profissão e capacitar os alunos a aplicar seus conhecimentos e habilidades no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, contribuindo significativamente para a sociedade.”

A ação de premiação local, segundo o professor Valdinei, teve como meta principal “estimular os estudantes da zootecnia a testarem seus conhecimentos frente a uma competição de nível nacional.” Ele celebrou o “excelente resultado geral, fruto da dedicação e do entusiasmo das equipes.”

Um momento de destaque foi a premiação das alunas que se classificaram para a etapa nacional: Maria Eduarda Santos de Jesus, que conquistou o 4º lugar na categoria individual treineira, e Ludmila da Silva Barbosa, 7º lugar na categoria individual veterana. Ambas foram agraciadas com um prêmio em dinheiro, arrecadado por meio de uma vaquinha solidária entre os professores do colegiado de zootecnia

O sucesso do evento foi resultado de um esforço coletivo, contando com o apoio da Direção Geral, Direção Acadêmica e Direção Administrativa do campus. A Professora Daniele Matos, Diretora Administrativa, foi a responsável pela confecção das placas e medalhas, enquanto a Reitoria, por intermédio de Thaline Carneiro, Assessora Processual do IF Baiano, providenciou as blusas e bonés para todos os participantes.

A organização envolveu vinte e sete professores do colegiado de zootecnia, 35 alunos do Bacharelado em zootecnia, o coordenador e a vice coordenadora do curso, a Direção Geral, a Direção Acadêmica e a Direção Administrativa.

Professor Valdinei ressaltou a essência desta premiação extraoficial: “Este momento foi pensado justamente para destacar uma nova perspectiva: reconhecer e evidenciar, de forma concreta, as habilidades e aptidões de nossos alunos. Em nossa rotina, muitas vezes focados em avaliar, tendemos a destacar principalmente os erros e os pontos negativos. Somos rigorosos nas críticas, mas modestos nos elogios, e raramente nos dedicamos a valorizar os acertos ou as qualidades positivas.”.

Vozes dos Estudantes:

Thaiane Fróes compartilhou: “Esse evento teve uma grande importância em nossa jornada acadêmica, servindo como um incentivo e fortalecendo ainda mais o nosso compromisso com a formação profissional, mostrando que somos sim, capazes de realizar tudo que almejamos. A participação na OBZ foi uma experiência marcante e enriquecedora, que contribuiu significativamente para o nosso crescimento pessoal e acadêmico.”

A fala do estudante Anderson Sousa, presidente do Centro Acadêmico, foi mais focada na importância do evento: “A homenagem feita aos estudantes hoje não foi apenas uma premiação ou entrega de medalhas, mas o reconhecimento da Instituição pelo aprendizado e dedicação de cada um. Ações como essa nos inspiram a continuar, a permanecer firmes no curso e acreditar no nosso potencial. A preocupação da gestão vai além de um gesto simbólico, representa compromisso, valorização e orgulho por cada um de nós. Tenho orgulho em dizer que sou IF Baiano!”


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br