No último domingo (18), a Quadra Polivalente de Ubaíra foi palco da “EXPOUBAÍRA 2025”, realizada em conjunto com a II Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FETAFES. O evento, que movimentou o centro da cidade, contou com a participação expressiva do IF Baiano – Campus Santa Inês, que levou ao público o “Programa Ciência Itinerante”, demonstrando a integração entre pesquisa, ensino e extensão.
Coordenadores de Grupos e Núcleos de Estudos, o Coordenador das Unidades Educativas de Campo (CUEC) e Coordenadores de Projetos do IF Baiano – Campus Santa Inês estiveram presentes, engajados em popularizar o conhecimento científico e apresentar soluções práticas para a comunidade.



A Coordenação das Unidades Educativas de Campo (CUEC) exibiu uma variedade de itens agropecuários produzidos nos diversos setores da instituição, fruto do trabalho de pesquisa do Grupo de Estudos Reflorestar (GER), e apresentou soluções tecnológicas destinadas a otimizar o trabalho dos pequenos agricultores.
O viés da sustentabilidade foi destacado pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental (GEAB), que expôs produtos e apresentou soluções inovadoras para a reutilização de resíduos. Entre os exemplos, o reaproveitamento do óleo residual de cozinha para a fabricação de sabão e a reciclagem de papel demonstraram o potencial da economia circular.



Já o Grupo de Estudos em Manejo e Qualidade dos Solo (GEMS) promoveu a conscientização sobre a importância da conservação do solo no Território Vale do Jiquiriçá. Através de experimentos didáticos e em linguagem acessível, os discentes do GEMS abordaram questões cruciais sobre a degradação do solo e as técnicas de manejo adequado para a preservação deste recurso natural vital.
Unindo-se ao “Programa Ciência Itinerante”, o projeto Ciência na Feira e o Grupo de Estudos em Química (GEQUIM), que já desenvolvem um trabalho contínuo de aproximação do conhecimento científico com a comunidade local em feiras municipais, reforçaram a popularização da ciência, especialmente entre os trabalhadores do campo dedicados à agricultura familiar. O Núcleo de Estudos e Produção Avícola (NEPAV) também marcou presença, apresentando trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por estudantes do Curso de Bacharelado em Zootecnia.



Além do espaço dedicado ao IF Baiano, a Quadra Polivalente ficou lotada, oferecendo aos visitantes uma rica diversidade de produtos da agricultura familiar, tecnologia, artesanato e culinária, além de promover conscientização social e momentos de diversão. Entre os expositores, destacaram-se egressos do curso PROEJA do Campus Santa Inês, que comercializaram produtos agroecológicos e artesanato, e o Projeto ECOA, com o qual o Campus mantém parceria em assistência técnica e extensão rural.
A Diretora-geral do IF Baiano – Campus Santa Inês, Genilda Lima, e o Diretor Acadêmico, André Leonardo, acompanharam de perto as atividades e o engajamento dos servidores e estudantes. Em entrevistas a rádios locais, ambos ressaltaram a importância do evento para fortalecer os laços entre o IF Baiano e as comunidades locais, além de divulgar as oportunidades de cursos gratuitos e de qualidade que a instituição oferece a toda a população. A EXPOUBAÍRA 2025 reafirmou-se, assim, como um importante catalisador de desenvolvimento regional e valorização dos saberes locais.











Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br