O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês realizou na última quarta-feira, 10 de setembro, uma reunião de encerramento do primeiro semestre letivo de 2025, reunindo pais e responsáveis dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O evento, que já se tornou uma tradição na instituição, aconteceu na quadra poliesportiva do Campus e foi marcado por acolhimento, reflexão e diálogo.






Cerca de 200 responsáveis foram recepcionados com um café da manhã, seguido de um momento de boas-vindas. A Diretora-Geral, Genilda Lima, abriu o encontro que foi conduzido pela Coordenadora de Ensino, Tharcilla Pessôa. Genilda deu as boas-vindas, agradeceu a presença das famílias presentes, reconhecendo o esforço de cada um em participar do encontro. Ela ressaltou a importância desses encontros, da presença da família no espaço escolar e mais ainda nesses momentos em que acontecem as reuniões. “A parceria entre família e escola no processo de formação dos estudantes é fundamental. Enquanto a família é o espaço de construção de valores e responsabilidades, a escola amplia horizontes por meio do conhecimento e da convivência, sendo ambas dimensões complementares e fundamentais para o desenvolvimento dos jovens”. Concluiu a Diretora.
Um dos pontos altos da manhã foi a palestra “Educação começa em casa: O papel ativo dos responsáveis no acolhimento escolar”, conduzida pela psicóloga do Campus, Meire Rocha. A dinâmica inicial, na qual os participantes receberam bolas simbolizando emoções negativas, buscou sensibilizar os familiares para o peso que muitas vezes os jovens carregam e a necessidade de acolhimento.



A palestra abordou temas relevantes como o papel da família como primeira educadora, os desafios da adolescência, os impactos do mundo digital na saúde mental dos jovens e as principais dificuldades emocionais vivenciadas por eles. Ao final, em um gesto simbólico de renascimento e cultivo da saúde socioemocional, os presentes receberam sementes de girassol com a mensagem: “Que no coração do seu filho floresçam as sementes que você planta todos os dias.”
O momento foi marcado por grande emoção e reflexão, com alguns presentes chegando às lágrimas. Pais e mães fizeram uso da palavra, compartilhando experiências e reforçando a importância do trabalho coletivo entre escola e família.
Fernanda Caribé, mãe de Pedro Victor, estudante do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária, emocionou-se ao relatar as dificuldades enfrentadas pelo filho no início do curso, longe da família e lidando com a nova realidade. Hoje, ela expressa orgulho e elogia a instituição: “O trabalho da instituição é maravilhoso, eu só tenho a agradecer a todo mundo.”
Gizele Souza, mãe da estudante Maria Luiza Silva, do 1º ano do Curso Técnico em Alimentos e profissional da educação municipal, destacou os desafios da era digital: “A era das tecnologias tem sido desafiadora, muitos aspectos positivos, mas também muitos negativos. Adolescentes em processo de ansiedade, em processo de depressão e não tem sido fácil.” Ela enfatizou a necessidade de comunicação diária entre família e filhos e a presença dos pais nos ambientes escolares.



Após a palestra e os depoimentos, os responsáveis foram direcionados aos espaços de atendimento individualizado, onde receberam os boletins escolares e puderam conversar diretamente com cada professor de seus filhos, esclarecendo dúvidas sobre desempenho, ausências, rendimento e comportamento.
O encontro reafirmou o compromisso do IF Baiano – Campus Santa Inês em promover um ambiente educacional seguro, acolhedor e fortalecedor, contando com a participação ativa e fundamental das famílias no desenvolvimento integral de seus estudantes.



























Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br