O IF Baiano – Campus Santa Inês realizou, no dia 10 de novembro de 2025, a Aula Inaugural do Curso de Salgadeiro, ação integrante do Programa Mulheres Mil, iniciativa voltada à inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca e reuniu estudantes, gestores, servidores e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.



A cerimônia foi conduzida pela mestre de cerimônias Nelian Costa, que deu boas-vindas às participantes e relembrou a trajetória do programa no Campus Santa Inês. A primeira edição, realizada em 2012, acolheu 100 mulheres do Vale do Jiquiriçá nos cursos de Processamento de Doces e Compotas e Panificação. Após seu relançamento, o campus novamente reafirma seu compromisso com a formação de mulheres do território, agora com a oferta do curso de Salgadeiro, pactuado para atender 40 participantes nos anos de 2024 e 2025.
A mesa de autoridades foi composta pela Diretora-geral do Campus, Genilda Lima, pela secretária interina de Desenvolvimento Social, Keila Santos, de Extensão, Fabiane Barreto, e pela Coordenadora Adjunta do Programa Mulheres Mil, professora Patrícia Neves.



Durante sua fala, a Diretora-geral Genilda Lima destacou a alegria em receber a nova turma e ressaltou o significado simbólico do momento. Em suas palavras, estar à frente do IF Baiano como mulher e acolher outras mulheres em um projeto de transformação representa um gesto de valorização, respeito e fortalecimento coletivo.
Segundo a diretora, “O Mulheres Mil é mais que um curso — é uma oportunidade de transformação e valorização de saberes, de fortalecimento da autonomia e da autoestima. Que o IF Baiano seja um espaço de aprendizado, de acolhimento e de novas possibilidades para todas vocês”.
Além dos discursos institucionais, a programação contou com um momento de acolhimento conduzido pela servidora Lara Pugliesi de Matos, e com o relato inspirador da egressa Eliana da Silva Oliveira, participante da edição de 2012, que compartilhou sua trajetória no Programa Mulheres Mil e o impacto positivo do curso em sua vida pessoal e profissional.
O evento foi encerrado com um lanche coletivo, simbolizando o início de uma nova jornada de formação, oportunidades e construção de futuros possíveis para as mulheres participantes.










Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br