Em um esforço para impulsionar a agricultura familiar e promover práticas sustentáveis, o Núcleo de Estudos e Produção Avícola (NEPAV) do IF Baiano – Campus Santa Inês, em parceria com a Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFAB), representada pela egressa do Campus, Greice Quele, realizou na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, um dia de campo dedicado à avicultura caipira. O evento reuniu 16 produtores das comunidades de Lagoa Queimada e Lagoinha, no município de Santa Inês, para uma capacitação focada em manejo de galinhas poedeiras.



A iniciativa contou com a ativa participação de estudantes do Curso de Bacharelado em Zootecnia do campus, membros integrantes do NEPAV. O objetivo principal foi apresentar e demonstrar técnicas de manejo que visam aprimorar a produção e otimizar os resultados da atividade avícola, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das famílias locais.
O professor Jadson Rocha, Coordenador do NEPAV, explicou que o dia de campo permitiu aos produtores compreenderem as boas práticas de manejo para alcançar melhores índices produtivos, tanto de postura quanto de carne. “As produções de aves feitas com manejo correto podem favorecer a melhoria da qualidade de vida dessas famílias beneficiadas com a alimentação de qualidade, além da possibilidade de aumento da renda familiar”, pontuou o professor.
Thaiane Fróes, vice-coordenadora discente do NEPAV, destacou a importância da troca de conhecimentos: “Também buscamos compartilhar os conhecimentos adquiridos no curso e no grupo de estudos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade e para o fortalecimento da avicultura como alternativa de renda”.
Israel França, coordenador discente do NEPAV, ressaltou o caráter enriquecedor da atividade: “A palestra realizada com os produtores da comunidade da Lagoa Queimada foi de grande importância tanto para eles quanto para nós, integrantes do grupo de estudo NEPAV. Esse momento proporcionou uma rica troca de conhecimentos, fortalecendo a aprendizagem coletiva e valorizando a realidade local dos pequenos produtores”.
Anderson Souza, presidente do Centro Acadêmico do Bacharelado em Zootecnia e membro do NEPAV, detalhou o conteúdo prático da capacitação. “Mostramos um pouco do manejo, os cuidados adequados, os erros que muitos produtores cometem na criação de frango caipira. Visitamos o NEPAV e mostramos para eles a criação de frango caipira, de patos, de ema e de codorna. Houve troca de conhecimentos, onde eles trouxeram o dia a dia deles com a produção deles, e nós mostramos, como estudantes de zootecnia, o papel fundamental que é o cuidado certinho desde a nutrição até a higiene”, afirmou Anderson, enfatizando o aprendizado mútuo.



As participantes Daiana Santos e Rosimeire, da comunidade da Lagoa Queimada, expressaram grande satisfação com o evento. “Foi uma manhã de muito aprendizado, vamos levar para a comunidade e certamente para os vizinhos também. Foi muito bom! Muito legal! Muito obrigada pela acolhida”, disse Daiana. Rosimeire complementou: “Aprendemos um pouco sobre a produção da galinha. Aprendemos como manejar essas galinhas desde o pintinho até a criação delas pôr os ovos”.
Com a orientação do professor Jadson Rocha, coordenador do NEPAV, a palestra foi conduzida pelo coordenador discente Israel França e a vice-coordenadora Thaiane Fróes. A atividade também contou com o apoio essencial dos demais membros do grupo: Uilton Dias, André Ferreira e Anderson Oliveira, todos estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia do IF Baiano – Campus Santa Inês. O evento reforça o compromisso do instituto com o desenvolvimento regional e a qualificação dos produtores rurais.





Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br