Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o IF Baiano – Campus Santa Inês promoveu o “Café, Prosa e Autoamor”, um encontro especial para suas servidoras e colaboradoras terceirizadas. O evento, que reuniu momentos de beleza, autocuidado e palestra, proporcionou um dia de reflexão, fortalecimento e sororidade.



Segundo a Diretora Geral do campus, Professora Genilda Lima, iniciativas como essa reforçam o compromisso da instituição com o bem-estar de seus servidores, com foco especial nas mulheres. “Além de homenagear e destacar a importância do cuidado e do autocuidado, o evento serve para refletir e enfatizar a relevância da igualdade de gênero em nossa sociedade”, declarou a diretora. “Percebemos a crescente presença e o papel fundamental das mulheres não apenas nas atribuições do dia a dia, mas também em ações que se destacam no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão do campus.”
A Professora Genilda Lima parabenizou as servidoras Meirilande Rocha e Suomi Cabral pelo cuidado e organização do evento e ainda anunciou que outras ações neste sentido estão sendo planejadas, a exemplo da Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher a ser realizada em maio, e está sendo organizada pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (GENI).
As participantes do evento “Café, Prosa e Autoamor” compartilharam suas experiências e emoções. “A importância de um evento como esse é dar à mulher a condição de se autoconhecer, de parar um pouco, sair dessa rotina estressante,” declarou a Pedagoga do Campus, Nelian Nascimento, que também enfatizou a valorização da força e da beleza da mulher promovida pelo evento “Ele valoriza realmente a mulher, o ser, a pessoa que existe na mulher, as nossas fragilidades, as nossas fraquezas e nos convida, na verdade, a ser uma nova mulher”.
Além das diversas oficinas e serviços de beleza, a psicóloga do campus, Meirelande Rocha, conduziu uma palestra abordando temas como autoamor, autocuidado e os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade. Em sua fala, a psicóloga destacou a importância da união na luta por igualdade e justiça, ressaltando a necessidade de espaços de acolhimento e fortalecimento. “Vivemos em uma sociedade que, muitas vezes, cobra das mulheres uma constante sobrecarga de responsabilidades. Por isso, é essencial que as mulheres se reconheçam e se fortaleçam em espaços de acolhimento, onde possam compartilhar experiências, ouvir e serem ouvidas,” afirmou Meirelande.
A professora Emanuelle Almeida expressou sua alegria e emoção com a iniciativa: “É muito bom sentir esse acolhimento e é muito gratificante saber que tem gente se preocupando conosco, ou seja, cuidando de quem cuida”. Susidarlei Pimentel, colaboradora terceirizada do Campus, também celebrou o momento: “Hoje aqui no IF Baiano está se comemorando o dia internacional da mulher, com um momento de beleza, de autocuidado, palestras com um café maravilhoso!”.
O “Café, Prosa e Autoamor” reforça o compromisso do IF Baiano – Campus Santa Inês com a promoção do bem-estar e da igualdade de gênero, proporcionando um ambiente acolhedor e fortalecedor para as mulheres da sua comunidade acadêmica.















Confira mais detalhes do evento no site do IF Baiano – Campus Santa Inês.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br