Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Música, cinema, literatura, culinária e ricas discussões marcam as ações do Novembro Negro – 2025 nos campi do IF Baiano
Atualizado em 5 de novembro de 2025 às 10:51 horas | Publicado em 5 de novembro de 2025 às 10:51 horas

Durante o mês de novembro, diferentes campi do IF Baiano realizam eventos com programações variadas promovidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs). Embora as ações dos Núcleos ocorram ao longo de todo o ano, é neste período que elas ganham ainda mais destaque, impulsionadas pelas mobilizações em torno do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior e mais duradouro quilombo da história colonial brasileira. Zumbi é reconhecido como símbolo da resistência à escravidão e da luta pela liberdade e pelos direitos do povo negro.

Nesta matéria, você confere a programação dos campi que já definiram suas atividades do Novembro Negro. O conteúdo será atualizado à medida que novos eventos forem confirmados.

GOVERNADOR MANGABEIRA

No IF Baiano – Campus Governador Mangabeira, o Novembro Negro 2025 tem como eixo a valorização dos saberes tradicionais e das expressões culturais do Recôncavo Baiano. A programação inclui ações acadêmicas, artísticas e formativas que dialogam com a ancestralidade e as políticas de inclusão.

As atividades começaram em 23 de outubro com o lançamento do edital do Concurso de Posts “Mestres e Mestras dos Saberes – Tesouros Vivos da Memória do Recôncavo”, e seguem até 20 de dezembro, quando serão divulgados os resultados. Entre os destaques estão a participação de estudantes e servidores no V Copene Nordeste da ABPN, a Exposição Afrobarroco, do fotógrafo e museólogo Jomar Lima, e uma mesa-redonda sobre acesso e permanência na educação, com base na tese “Fazer-se universitário pelas políticas de diversidade e inclusão dos Institutos Federais da Bahia”.

O dia 18 de novembro concentra uma ampla programação cultural, com o circuito performático “Conexões Afro: Cultura em Movimento”, reunindo vivências de samba de roda, capoeira, hip-hop, tranças, culinária e artesanato. A tarde traz o Desfile das Joias Raras do Recôncavo Baiano, seguido do Baile da Beleza Black (BBB), com teatro, música e batalhas de rima. A programação se encerra em 28 de novembro com uma viagem acadêmica a Salvador, incluindo visitas a museus e espaços históricos dedicados à cultura afro-brasileira.

ITABERABA

O Campus Itaberaba está realizando durante todo o mês de novembro intervenções literárias que ocorrem durante os intervalos das aulas. A intervenção chama-se “Vozes da literatura negra: memórias que contam”, na qual serão lidos trechos de livros e/ou poesias oriundos da literatura negra. O Campus também fez uma instalação de varal com os livretos elaborados no contexto do projeto de pesquisa “Intelectualidades negras brasileiras no ensino de sociologia na educação básica”, o Varal Intelectualidades Negras.

ITAPETINGA

No Campus Itapetinga, as atividades do Novembro Negro estão previstas para o período de 26 a 29 de novembro de 2025 (de quarta-feira a sábado), a programação, porém, ainda está em construção. 

SANTA INÊS

O IF Baiano – Campus Santa Inês realiza, ao longo de novembro, uma série de atividades do Novembro Negro 2025, com foco no enfrentamento ao racismo, na valorização da cultura negra e na discussão sobre gênero e direitos humanos.

A programação começa no dia 5 de novembro, com a palestra “Direitos Humanos e Educação: como enfrentar o racismo dentro e fora da escola?”, ministrada pela Dra. Shirlei Fonseca, voltada para professores e estudantes de Zootecnia. O Cine Sankofa exibe, nos dias 12 e 27 de novembro, o filme Pantera Negra e, em seguida, Infiltrado na Klan, em sessões voltadas a diferentes públicos do campus.

No dia 19 de novembro, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio apresentam produções sobre o tema “Do Império às ações afirmativas: como a esfera jurídica molda e reflete as lutas do povo negro”, atividade coordenada pelo professor Hildon Carade, seguida de um tradicional caruru coletivo.

Encerrando a programação, no dia 26 de novembro, ocorre a mesa “Atravessamentos raciais e de gênero na formação de professoras negras egressas do IF Baiano”, com as professoras Aila Cristina Costa de Jesus e Daiane Assis França Santos, ambas egressas da instituição.

SENHOR DO BONFIM

Com o tema “O genocídio do negro no Brasil: lutas e resistências”, o IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim realiza, ao longo de novembro, uma programação voltada à reflexão sobre o racismo estrutural e à valorização das culturas afro-brasileira e indígena.

As atividades têm início entre os dias 4 e 7 de novembro, com mobilização no campus e divulgação da programação. No dia 7, o Cine Enem promove a exibição do filme Ó Paí, Ó, seguida de debate, e o Ciclo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas inicia encontros semanais com a exibição do documentário Abdias do Nascimento.

Entre os destaques da agenda estão a palestra “Não basta ser preto, ainda quer ser mulher? Intersecções entre raça e gênero”, ministrada pela professora Denyse Almeida dos Santos (13/11), e a mesa de diálogo “Cartografia colaborativa dos territórios quilombolas e indígenas”, com participação de docentes da Univasf e do IF Baiano (25/11).

A programação inclui ainda a palestra sobre o Programa Universidade para Todos (UPT), com a professora Simone Wanderley (25/11, à noite), a Salada Cultural, com apresentações artísticas e lançamentos literários (26/11), e o encerramento com a palestra “Processo de criminalização por tráfico de drogas: legitimação do racismo pelo sistema penal”, ministrada por Mirla Talyne Soares de Oliveira Brito (27/11).

SERRINHA

O IF Baiano – Campus Serrinha realiza, nos dias 18 e 19 de novembro, a edição 2025 do Novembro Negro, inspirada na filosofia africana Ubuntu – “eu sou porque nós somos”. A proposta é construir um espaço de reflexão, partilha de saberes e fortalecimento de vínculos comunitários, tendo a interseccionalidade como eixo de enfrentamento às múltiplas opressões que marcam as experiências negras e indígenas.

A programação do dia 18 inclui acolhimento com café coletivo, ambientação cultural e poesia, seguido da mesa “Escravidão: história, memórias e reparações no século XXI”, com o professor Dr. Carlos Francisco da Silva Júnior (UEFS) e mediação do professor Thiago Alves, coordenador do NEABI Serrinha. O evento também contará com oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas ao longo do dia e da noite, além de uma palestra e uma mostra de recursos didáticos produzidos por estudantes do curso de Biologia.

No dia 19 de novembro, o campus se integra às atividades do Movimento Negro de Serrinha, com exposições e mostras temáticas, como o mural poético “Rural Poético: poesias do campo”, orientado pela professora Ariana Reis, e cartazes sobre “A Química no Mês da Consciência Negra”, coordenados pelas professoras Sanny Carvalho e Carlos Noronha. O encerramento será com o Baile de Favela, no próprio campus, reafirmando a potência cultural e coletiva do evento.

TEIXEIRA DE FREITAS

Um dos eventos mais tradicionais do IF Baiano, o Arvorecer Negro chega à sua sétima edição entre os dias 11 e 13 de novembro, no Campus Teixeira de Freitas, com o tema “Ritmos da Diáspora: arte e conhecimentos em movimento”. A programação reúne atividades culturais, acadêmicas e formativas que celebram os saberes ancestrais e fortalecem o diálogo entre arte, educação e identidade.

Segunda-feira, 11/11:

O dia começa às 07:00h com diversas atividades culturais e exposições, como a Mostra Interativa “Abdias Nascimento” e a Exposição Memoriô: Centro de Memória da Tenda de Umbanda Luz Divina de São Jorge, que se estendem até o final do dia. A programação da manhã inclui a Abertura Oficial e a Mesa Redonda intitulada “Artes e Conhecimentos: Dos Saberes Ancestrais à Contemporaneidade”, que ocorre das 09:30h às 12:00h, além da Feira de Artesanato e de Agricultura Familiar.

A tarde é marcada por minicursos e oficinas. Serão oferecidos minicursos como o de Cacauicultura: cabruca a pleno sol e o Diálogo Intergeracional e Memória Étnico-Racial como Prática de Educação Antirracista. As oficinas abrangem temas diversos, como  Culinária Afrodiaspórica, Capoeira, Manejo da Pimenta do Reino, Oficina de construção e vivência de Pife, Racismo Religioso e as religiões de matriz africana, e Oficina de Tranças entre outras. A noite, das 19:00h às 22:00h, é reservada para a Roda de Conversa sobre “Cultura Negra e economia solidária”.

Terça-feira, 12/11:

A terça-feira concentra uma vasta oferta de formação e discussão. Pela manhã, das 07:30h às 12:00h, diversos minicursos e oficinas estão em foco. Entre os minicursos destacam-se: Apenas o Branco produz filosofia?, Avaliação do Crescimento de Espécies de Menta em Diferentes Substratos, Memória coletiva e a Esmola de São Benedito em Tapuia (BA), Mídias Digitais na luta contra o racismo, e Saberes que Curam: Cultivo Caseiro de Plantas Medicinais. Simultaneamente, ocorrem oficinas práticas como Jogos afrocentrados, Manejo do Café conilon, Manejo produtivo na cacauicultura, Oficina Cultural e Gastronômica: Acarajé e Abará, e Oficina do Carimbó da tia Lu.

O período da tarde, das 13:30h às 17:30h, é dedicado às Áreas Temáticas, com a apresentação oral de trabalhos acadêmicos em seis eixos distintos. Abordam-se: Territórios da Ancestralidade, Corpo, Arte e Ancestralidade, Interdisciplinaridade, Crianças, Infâncias, Raça/Etnia, Gêneros e outras Interseccionalidades, Da Prática à Transformação, e Agroecologia, plantas medicinais e sustentabilidade.

Quinta-feira, 13/11:

O último dia do evento, na quinta-feira, das 07:00h às 12:00h, é dedicado à integração cultural e à síntese das discussões. Novamente, são apresentadas as Mostras Interativas “Abdias Nascimento” e a homenagem à musicalidade de D. Ivone Lara, Lia de Itamaracá e D. Edith do Prato. A manhã também conta com Apresentações Musicais do IF Baiano. A Mesa de encerramento discutirá as “Tramas Ancestrais: Educação, Cultura e Saberes em Movimento”, que será realizada das 08:30h às 11:30h, concluindo as atividades centrais do VII Arvorecer Negro.

Mais informações no site: https://www.even3.com.br/vii-arvorecer-negro-613013/


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br